Manual de Conduta para a Recepção Institucional é entregue a Representantes estudantis

Para garantir um ambiente de integração e respeito mútuo na Comunidade Universitária, a UFMS realizou, nesta manhã, 19, a entrega simbólica do Manual de Conduta para a Recepção de Novos Estudantes aos representantes do Diretório Central dos Estudantes, que integram a da Comissão para o Planejamento da Semana de Recepção Institucional aos Novos Estudantes 2026. O documento reúne orientações de como as ações de acolhimento dos ingressantes devem ser realizadas com respeito e segurança.

De acordo com o pró-reitor de assuntos estudantis, Edilson Zafalon, o Manual foi construído por várias mãos e representa uma forma de oficializar e orientar a Recepção Institucional para toda a comunidade acadêmica. “A UFMS sempre realiza uma recepção acolhedora e todas as recomendações e orientações destinadas às representações estudantis e aos servidores foram elaboradas para que seja uma semana de integração e acolhimento, especialmente, para que os estudantes se sintam parte da UFMS”, aponta o pró-reitor. Entre os pontos destacados no documento estão o consentimento e a participação voluntária nas atividades de integração.

O Manual de Conduta foi entregue aos estudantes Jacob Malko e Miguel Roveri, que representam o Diretório Central dos Estudantes e fazem parte da Comissão para o Planejamento da Semana de Recepção Institucional aos Novos Estudantes 2026.

O estudante da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Jacob Malko pontuou a relevância em ter o Manual de Conduta para a chegada dos ingressantes. “A ideia é que os estudantes sejam recepcionados com mais humanidade. O que a UFMS fez, ao elaborar esse Manual de Conduta, é extremamente importante, inclusive para os alunos que estão saindo do Ensino Médio compreenderem como é a conduta dentro da Universidade, o que precisa ser respeitado e quais são as normas de convivência. Isso contribui para fortalecer o respeito entre os estudantes. Minha expectativa é a melhor possível, para que o maior número de estudantes tenha acesso a todas as informações que a Universidade pode oferecer. Estou animado.”

Já o estudante do Instituto de Química Miguel Roveri, que também faz parte das Associações Atléticas, está com altas expectativas para as atividades de recepção. “Temos uma expectativa muito alta para a recepção dos calouros, para que eles possam estar participando das atividades da própria UFMS e, também, de todas as Atléticas. A Atlética é um jeito de nos unirmos, então receber eles e acolher, visa principalmente a comunicação, a interação e a permanência. Toda a representação estudantil tem muito a agregar na vida acadêmica, na permanência dos estudantes e no pertencimento à Universidade”.

Roveri também destacou a importância prática do documento. “O Manual vai oferecer diretrizes para organizar a recepção e orientar sobre como receber bem os calouros. Sabemos que sempre há pontos que podem ser ajustados e, com o Manual, conseguimos assegurar uma conduta adequada”.

O Manual é fruto do trabalho da Comissão para Planejamento da Semana de Recepção Institucional aos Novos Estudantes 2026, que é composta por professores, técnicos e estudantes de diversas unidades. Entre os assuntos abordados no documento estão: o respeito à dignidade humana; a não violência física, psicológica, moral ou simbólica; a definição de ambientes seguros e acolhedores; informações sobre consentimento livre e informado; sobre inclusão e acessibilidade; e sobre responsabilidade coletiva e institucional; e ações para a prevenção de riscos e danos. O documento também foi enviado para todos os Centros Acadêmicos e Associações Atléticas da UFMS de forma digital.

Acesse na íntegra aqui.

Texto e fotos: Rúbia Pedra