Iniciando a reta final das cerimônias de colação de grau, a UFMS do Pantanal entregou 59 profissionais de diferentes carreiras como Educação Física, Matemática, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais em cerimônia de colação de grau, realizadas na manhã desta segunda-feira, 15. Familiares, amigos, professores e técnicos-administrativos prestigiaram a realização do sonho dos formandos presencialmente, no auditório Salomão Baruki, e também puderam acompanhar as solenidades transmitidas ao vivo no canal da TV UFMS.
“Estamos em uma jornada das colações de grau. Andamos mais de quatro mil quilômetros nesses dias e é a primeira vez que conseguimos colar grau de todos os alunos que terminaram os cursos esse ano, em dezembro. Vocês vão dormir hoje, integrando uma nova família maior ainda, que é a família de egressos. Hoje são mais de 80 mil”, reforçou o vice-reitor Albert Schiaveto.
A diretora da UFMS do Pantanal, Andreliza Souza, destacou que a colação de grau é uma grande conquista para os novos profissionais. “Vocês levarão o nome da nossa Universidade porque se formaram aqui, mas vocês têm agora a missão de serem felizes e a missão profissional de cada um. Vocês sempre vão olhar para a UFMS, para seus professores e sentirão, para o resto da vida. Vocês têm o poder de transformar as crianças, especialmente, que estarão com vocês. Se gostamos do que fazemos, receberemos o suficiente para sermos felizes. Aproveitem muito esse dia, que é o início de toda uma vida”.
Professores e técnicos-administrativos da Universidade foram homenageados e um deles foi a professora Patrícia Teixeira, paraninfa da turma de Pedagogia. “É muito satisfatório ver esse auditório cheio de pessoas tão queridas. Queria agradecer vocês, meus, hoje, ex-alunos, por terem acreditado na gente, na UFMS, em dar algo especial pra que vocês estivessem aqui nesse momento. Nunca se esqueçam que os outros professores não são, de forma alguma, oponentes, não estão como rivais. […] Nunca se esqueçam de estarem dispostos a se transformarem pessoalmente. Sejam subversivos, porque precisamos perseguir incansavelmente a qualidade da educação, temos ferramenta para comprar essa briga de verdade. E por fim, quero que vocês façam um pacto comigo: sejam felizes, não se deixem abater quando o desânimo chegar, saibam como descansar e não desistir”, discursou.
A oradora das turmas da manhã, Keithielly Valdonado Balejo, do curso de Educação Física, agradeceu a oportunidade de representar os colegas neste momento. “É uma honra. E espero conseguir colocar em palavras o que todos nós sentimos. Ao falar de sentimentos, me lembro daqueles que surgiram ao entrar na Universidade. Muitos de nós chegamos entusiasmados pra viver tudo aquilo que a vida acadêmica proporciona. Movidos pelo desejo de orgulhar aqueles que amamos ou, quem sabe, mudar a própria realidade de nossas famílias. Ao mesmo tempo, chegamos acompanhados da incerteza, do medo, do desconhecido, do receio de não dar conta e não saber tudo que viria pela frente. Mas aguentamos! Passamos por todas as etapas e merecemos ser os protagonistas desse momento”, finalizou.
Ao final da cerimônia, os formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico de cada curso receberam menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário.
O Coronel Pereira também compôs o dispositivo de autoridades, representando o General Carneiro, comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal.
Confira
As cerimônias de colação de grau seguem até quarta-feira, 17, na UFMS de Aquidauana e Três Lagoas.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Reprodução/TV UFMS





























