Mais de mil estudantes dos cursos de licenciatura da UFMS participaram, neste domingo, 26, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. A avaliação, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi aplicada em conjunto com a Prova Nacional Docente em todo o país.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2025, a avaliação conta com uma novidade: a realização conjunta da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes quanto aos conteúdos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo da formação acadêmica, além de ampliar as possibilidades de certificação e ingresso em carreiras do magistério.
Segundo a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa Costa, a mudança é positiva e pode aumentar o leque de oportunidades para os concluintes. “Entendemos que, além do Enade como instrumento de avaliação da educação superior, essa novidade amplia as possibilidades para nossos alunos, que poderão concorrer a vagas em diferentes posições na área da educação”, destacou.
A diretora explicou ainda que 1.028 estudantes concluintes dos cursos de licenciatura da UFMS participaram das provas, distribuídos entre a Cidade Universitária e os câmpus da UFMS. “Temos cursos de formação de professores em praticamente todos os nossos câmpus, apenas um não oferece licenciaturas. Todos os demais estão participando das provas de forma simultânea, nos locais definidos pelo Inep, onde também está sendo aplicada a Prova Nacional Docente”, completou.
A estudante Emmy Ortega, da Faculdade de Química, também participou do Enade das Licenciaturas e destacou a importância do apoio da Universidade na preparação para a prova. Segundo ela, a UFMS oferece diversos recursos de estudo voltados à formação docente. “Eu já fiz o Enade do ano passado, então já sabia mais ou menos como funciona. A minha parte de estudos mesmo, a própria UFMS auxiliou nisso, porque a Universidade tem um canal no Youtube com aulas de reforço, gestão escolar e conteúdos pedagógicos das licenciaturas. Eu estudei com esse material, que já é bem completo, revisei o conteúdo e foquei mais na parte pedagógica com as videoaulas da UFMS. Eu me sinto muito mais preparada, e fico feliz por poder contribuir para a nossa Universidade.”
Já a estudante Andressa Johann, do Instituto de Biociências, compartilhou a emoção de participar do Enade, etapa que marca o encerramento de sua trajetória acadêmica na UFMS. “ Sempre foi meu sonho fazer esse curso, e estudar na UFMS sempre foi um objetivo para mim, especialmente vindo do interior. O Enade é a nossa última etapa antes da colação de grau, então deixa a gente bem nervosa, porque queremos ter um bom desempenho tanto para representar bem o curso quanto para comprovar que nossa formação foi de qualidade, pois o Enade simboliza o último passo e muito em breve estaremos colando grau e se tornando biólogos e isso é muito gratificante”.
O estudante Fernando Velasco veio do Câmpus da UFMS de Nova Andradina para realizar a prova. Ele destacou o sentimento de orgulho e a importância de participar dessa edição do Enade.“Para nós, que somos egressos do curso, este é o momento de mostrar como fomos preparados pela Universidade Federal ao longo de três a quatro anos de estudo intenso e, no meu caso, também em regime de ensino a distância, o que exige ainda mais dedicação e preparo. Além de representar a minha Universidade, represento também todas as pessoas que acreditam e investem na universidade pública. Cursar História gratuitamente na UFMS foi uma conquista, e agora, ao concluir minha formação, quero contribuir com a sociedade, levando o conhecimento adquirido e atuando como docente para suprir as lacunas que ainda existem na educação do nosso país. Esse é o meu objetivo e a minha maior motivação”, destacou o estudante.
Texto: Lúcia Santos
