Neste domingo, 7, mais de 17,5 mil candidatos realizaram o Vestibular UFMS 2026, com provas aplicadas de forma on-line e de forma presencial, em todos os dez munícipios onde a UFMS está presente: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, além da cidade de Dourados. São mais de 130 cursos oferecidos pela Universidade e, para o próximo ano, há três novidades: Relações Internacionais, da Escola de Administração e Negócios; Inteligência Artificial, da Faculdade de Computação; e Licenciatura em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho, ressaltou que é um momento importante para a Instituição. “É uma satisfação muito grande organizar esse evento, que é muito importante pra gente. Foram mais de 17 mil inscritos para o Vestibular UFMS. […] Esse ano, nós tivemos a inclusão de três novos cursos que são demandas nossas, são demandas regionais, são demandas nacionais e algumas até internacionais e é uma satisfação muito grande para a gente também poder ofertar isso para a nossa comunidade”.
Sobre os cursos mais procurados pelos inscritos, o diretor destacou os cursos de Medicina, ofertados na Faculdade de Medicina e na UFMS de Três Lagoas (CPTL), e de Direito, distribuídos na Faculdade de Direito, no CPTL e na UFMS do Pantanal. “Nós tivemos também algumas surpresas muito interessantes, o curso de Engenharia de Software teve procura e ficou dentro dos cinco mais procurados, Medicina Veterinária, Psicologia e a gente fecha a lista com Odontologia”, concluiu.
O processo seletivo é realizado em uma única fase, composta por prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha e a redação. Na prova presencial, o tema foi Os impactos da conectividade na convivência social. Já na prova digital, o tema foi O que buscariam aqueles que recorrem a procedimentos estéticos?.
Para os candidatos, é o início do sonho de ser UFMS e ingressar no ensino público superior. A Isabela Da Vera
contou com o apoio dos pais antes de entrar na sala e disse que o desejo da aprovação no curso de Medicina é da família inteira. “Minha mãe estudou aqui e eu sou criada aqui dentro e minhas expectativas estão altas. Eu me preparei, eu estudei, sinto que eu vou bem. Estudei em cursinho e muito sozinha também e é uma rotina, um dia é muito bom, outro dia não é tanto. É um sonho, eu não tenho explicação, não sei quando surgiu, mas é desde pequena”, revelou.
“Ela não se vê de outra forma, a não ser cursando Medicina. Para nós, é a realização do nosso sonho junto com o dela. […] A UFMS é um sonho meu de infância. É aquele sonho, de você passar na frente e você falar, um dia eu vou estar aí dentro. E eu estive aqui dentro quase aos 40 anos de idade, eu me realizei aqui. E eu sonhei isso aqui pra eles. É a busca do nosso sonho, um sonho de família”, disse, emocionada, a mãe da Isabela, Márcia Lima.
A facilidade na área da tecnologia foi o que motivou Kauan Lima a se inscrever em um dos novos cursos ofertados para 2026, Inteligência Artificial (IA). “Eu acho que quando se inclui a tecnologia em qualquer área da nossa vida, ela entra para beneficiar. […] O curso de IA me chamou muito a atenção por ser um curso novo aqui no câmpus e como eu tenho um apreço também pela IA, a minha escolha que se deu por conta disso”, relatou.
O candidato João Victor Da Matta também contou que deseja ter a aprovação em uma instituição pública. “Eu venho fazendo cursinho a uns dois anos, depois comecei a estudar sozinho em casa, estou bem confiante. Hoje faço o Vestibular e também vou fazer a terceira etapa do PASSE UFMS. Desde criança, eu queria uma faculdade pública e conhecendo mais a Federal, pretendo fazer Odontologia”.
Para acompanhar mais informações sobre o Vestibular UFMS 2026, os candidatos devem acessar a página Ingresso UFMS. No próximo domingo, 14, serão aplicadas as três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS.
Texto: Bianka Macário
Fotos: Rúbia Pedra e Thalia Zortéa







