Mais de 16 mil alunos participam do PASSE UFMS 2026

Neste domingo, 14, mais de 16 mil estudantes inscritos realizaram as três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS. As provas foram aplicadas em todos os câmpus da UFMS em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, além da cidade de Dourados.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho, destaca que a iniciativa visa oferecer uma oportunidade extra de ingresso. “O PASSE UFMS é uma maneira de permitir que o estudante se familiarize com o processo de avaliação de forma gradual, ao longo dos três anos do ensino médio. A cada etapa, ele é avaliado conforme o que já trabalhou durante o ano, o que ajuda a reduzir a ansiedade e a se sentir mais preparado para o ingresso na Universidade, pois a avaliação é organizada de forma seriada, com os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos sendo avaliados conforme os componentes curriculares de cada etapa, o que facilita sua adaptação ao modelo de prova”, explica. 

Dionísio ressalta ainda que, neste ano, o PASSE UFMS registrou, pela primeira vez, um número de candidatos superior ao do Vestibular UFMS, que contou com cerca de 17,5 mil inscritos. “Para nós, é uma grande conquista institucional, pois ele vem se consolidando como um programa de excelência, e nosso objetivo é continuar fortalecendo essa iniciativa para que, como instituição, possamos oferecer mais oportunidades para a nossa comunidade e aproximar os estudantes do ensino médio da Universidade”.

Entre os cursos com maior número de inscritos, Medicina segue como o mais disputado. Na sequência, aparecem Psicologia, Medicina Veterinária, Direito, Odontologia e Engenharia de Software. O resultado aponta diferenças em relação ao Vestibular UFMS e evidencia o perfil diversificado dos candidatos ao programa.

No PASSE UFMS, a média final do candidato é definida pela soma das notas das três provas do programa. Mesmo os estudantes que não participaram das primeiras etapas ainda podem se inscrever nas fases seguintes, mas é importante lembrar que as provas não realizadas recebem pontuação zero, o que impacta diretamente a média final.

A estudante Beatriz Teixeira, de 15 anos, realizou a primeira etapa do PASSE UFMS e conta que estudou bastante e espera tirar uma boa nota. Nas próximas etapas, ela quer alcançar resultados ainda melhores e superar seus próprios limites. “Meu sonho é cursar Medicina na UFMS. Desde o nono ano eu já estava determinada a entrar na Universidade, e estou confiante de que ainda vou realizar esse sonho”, afirma. vc tem ira etapa e conta que achou a prova tranquila, já que vem se preparando desde o primeiro ano. “O tema foi complexo, mas muito interessante, e vai ajudar bastante as pessoas, pois estamos conectados à tecnologia. O PASSE oferece muitas oportunidades para os jovens se prepararem para ingressar na Universidade e deixo aqui uma dica: comecem a se preparar desde o primeiro ano, pois isso faz grande diferença”, recomenda. Ela está confiante que irá realizar seu sonho de entrar na Universidade. “Eu quero cursar Odontologia na UFMS, principalmente porque sei que poderei ajudar outras pessoas. E para meus pais, será um orgulho me ver ingressando na UFMS”.

O professor universitário Juliano Estevão veio de Araçatuba (SP) para acompanhar a filha na realização da primeira etapa do PASSE. Segundo ele, o momento é marcado por uma emoção diferente, pois o processo exige responsabilidade e dedicação desde o início do ensino médio. “Minha filha está um pouco nervosa, porque os estudos já começam de forma mais séria, com a necessidade de comprometimento, mesmo estando no primeiro ano do ensino médio. Não é um caminho fácil. Vai depender muito de você e do seu esforço. Grandes desafios exigem que você abra mão de algumas coisas agora para conquistar avanços importantes no futuro”, afirmou.

Texto: Lúcia Santos 

Fotos: Thalia Zortea