Mais de cem residentes ingressam em programas oferecidos pela UFMS

Gestores, coordenadores, autoridades da área de saúde e professores participaram do evento para acolhimento dos 120 residentes dos programas de residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde oferecidos pela UFMS com prática de campo no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e dos programas de residência Multiprofissional em Reabilitação Física, em Cuidados Integrados e Medicina Veterinária com prática de campo em outras unidades de saúde e no Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Os residentes ingressaram na Universidade por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), que é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. Essas oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao programa.

A cerimônia contou com a presença do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, da superintendente do Humap-UFMS/Ebserh Andrea Lindenberg, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Lígia Rodigues Macedo, da gerente de ensino do Humap-UFMS/Ebserh Ana Rita Barbieri, do coordenador da Comissão de Residência Médica Bruno Filardi, da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional Camila Polisel, os diretores das faculdades de Medicina Marcelo Vilela e de Odontologia Fábio Nakao, o diretor do Instituto Integrado de Saúde Marco Antônio Ferreira Júnior, do presidente da Apae Luiz Nocera, da superintendente do Hospital São Julião Jessyka Mendes, a secretária-adjunta de Saúde de Campo Grande Rosana Leite, entre outras autoridades.

“Com muita gratidão recebemos vocês na nossa Universidade. Obrigado por escolher a UFMS para continuar sua caminhada na qualificação profissional, estamos orgulhosos”, comentou o reitor. “Queremos agradecer ao Humap e todos os parceiros nos quais teremos unidades de campo, como o Hospital São Julião e a Apae. Muito obrigada, pois os programas de residência são uma construção coletiva. Trabalhamos em rede em prol do cidadão. Sejam bem-vindos todos, os que vieram da UFMS, os que vieram de longe ou daqui pertinho do Estado. Vocês sairão daqui com uma tatuagem acadêmica, vocês serão UFMS, certificados pela Universidade”, enfatizou a vice-reitora. “Toda a equipe técnica das residências o desafio de transformar a vida de vocês e das pessoas atendidas por vocês”, falou a pró-reitora.

A secretária-adjunta de Saúde, que também formou-se pela UFMS em 1997, lembrou que foi atendida no Humap-UFMS/Ebserh quando tinha quatro anos. “Nós, profissionais da saúde, lidamos com o maior bem de uma pessoa – sua vida. Termos conhecimento técnico, atualizarmos e não tratar as pessoas como mercadorias, além da nossa obrigação intrínseca, pois ser um profissional de saúde não é para todos que querem, mas para aqueles que conseguem se ater aos preceitos, aos exemplos dos professores e colegas, e aprenderem com o outro ser humano”, comentou.

“É uma grata satisfação ver esse auditório cheio. Estamos em um hospital de excelência e queremos contribuir muito para a formação de vocês. Como ex-aluna e ex-residente chego a me emocionar, pois lembro do meu primeiro dia como residente no Humap e em tudo que consegui me transformar após os três anos que passei na residência. Façam desses anos que estão vindo a diferença na vida de cada um de vocês e dos pacientes que precisam de atendimento. Temos mais de 200 alunos e isso nos deixa muito satisfeitos”, disse Andrea. “Bem-vindos, estamos aqui para apoiá-los no que for preciso. Obrigada por nos escolherem. Aproveitem o tempo que vocês passarão aqui para usarem todos os recursos da Universidade, aprimorem seu currículo, tornem-se competitivos na área que escolheram e sejam felizes”, falou Ana Rita.

Todos os residentes receberam um kit de boas-vindas. Após a cerimônia de abertura, foi realizada palestra sobre Ser acolhedor com o psicoterapeuta em análise transacional e gestalterapeuta William Leite Billerbeck. O evento foi realizado no auditório professor Inard Adami.

Texto e fotos: Vanessa Amin