Maio Amarelo: manutenções e investimentos garantem segurança da comunidade acadêmica

Ao longo do mês, diversos órgãos e instituições investem na conscientização da segurança no trânsito, em apoio à campanha nacional Maio Amarelo. De acordo com dados do Ministério da Saúde compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2019 foram registradas 31.945 mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil.

A UFMS apoia o Maio Amarelo não só ao longo do mês, mas durante todo o ano, com ações duradouras que promovem segurança ao dia a dia da comunidade acadêmica – motoristas e transeuntes – como faixas de pedestres bem demarcadas, placas de sinalização adequadas e limite de velocidade para circulação dentro dos câmpus.

Segundo o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros, estas medidas são relevantes para conscientizar sobre o bom comportamento no trânsito também fora dos limites da instituição. “A Universidade é um estrato da sociedade. Se nós conseguirmos fazer com que esse exemplo aqui seja replicado ‘lá fora’, por meio da conscientização, seguramente estaremos contribuindo para melhoria da sociedade”.

Outra atitude que visa a segurança da comunidade acadêmica e dos visitantes é o aviso prévio, via Portal UFMS ou comunicação interna, sobre as obras e manutenções realizadas das unidades, além da utilização correta da sinalização adequada, para alertar os motoristas sobre as intervenções.

Faixa de pedestre bem demarcada no Campus de Aquidauana exemplifica medidas que promovem responsabilidade no trânsito

Só na capital, em tempos pré-pandemia, de 15 a 16 mil pessoas transitavam pela Cidade Universitária, e diversos investimentos foram realizados para garantir a segurança de todos. “Nós implementamos a manutenção da malha viária, fazendo recapeamento do asfalto, estamos colocando asfalto novo em vários setores do campus – que nós dividimos em quatro setores -, trabalhamos com placas com sinalização vertical e horizontal, e isso tem trazido uma segurança no deslocamento das pessoas, dos pedestres, enfim, dos veículos e dos motoristas”, diz o pró-reitor.

Em Campo Grande, é necessário também ter atenção com os animais que vivem na reserva ambiental e no Lago do Amor, como capivaras, por exemplo. Com as sinalizações e a compreensão de que estes animais transitam pelas dependências da Universidade, principalmente à noite, a fauna é preservada e os acidentes evitados. “É fundamental que haja um trabalho em conjunto que possa proporcionar essa segurança, tanto respeitando o meio ambiente quanto respeitando a segurança e a vida das pessoas”, afirma Augusto.

Acesse maioamarelo.com para mais informações sobre a campanha e sobre segurança no trânsito.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno