Para relembrar a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em Maceió, em 2018, foi lançado nesta segunda (22) o livro “O legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas”. A obra traz fotos, reportagens, números que marcaram a edição, a história do evento e muitos outros assuntos que permearam a reunião passada.
“No ano de 2018, realizamos a edição da SBPC de número 70, foi uma satisfação realizar pela primeira vez em Alagoas, não uma reunião qualquer, mas a reunião que comemora sete décadas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, afirmou o professor Fábio Guedes Gomes, idealizador do livro. O presidente da SPBC, Ildeu de Castro Moreira, também esteve presente no lançamento.
O livro traz uma carga simbólica grande. Além de marcar o legado da edição, mostra o valor que a ciência e tecnologia têm na sociedade e no Brasil. A apresentação ressaltou a importância do registro e como a ideia poderá ser passada adiante às outras edições da Reunião Anual da SBPC.
Trazer a comunidade externa para o evento, era um desafio da organização. A afirmação de que isso aconteceu, é dita por Fábio Guedes: “nós conseguimos levar para dentro da universidade um quantitativo muito grande de pessoas da comunidade. Oitenta por cento das quase 50 mil pessoas nunca tinham entrado na universidade, nós colaboramos para que plantássemos uma semente de sonhos, especialmente na memória dos jovens”.
Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)

