Lives do Vem pra UFMS registram mais de mil visualizações

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as visitas à Cidade Universitária do programa Vem pra UFMS tiveram que ser substituídas por visitas virtuais que vêm sendo realizadas com o apoio de professores e coordenadores de cursos. “Assim, os alunos do ensino  médio não deixarão de sentir mais próximos da Universidade e também poderão conhecer os cursos oferecidos, bem como os processos de ingresso”, conta a coordenadora da Escola de Extensão (CEE) Caroline Spanhol. A CEE está vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

Até o momento, as lives já realizadas somam mais de mil visualizações no canal da Coordenadoria de Escola de Extensão no Youtube. Cada uma das lives tem até 50 minutos de duração e são transmitidas, ao vivo, sempre às 15h (horário de Mato Grosso do Sul). Também há possibilidade dos participantes interagirem pelo chat.

Para outubro, estão programadas cinco lives. “O resultado está sendo muito bom. Além da divulgação nas mídias sociais e site da UFMS, enviamos convites aos alunos por e-mail. Eles têm participado bem, tanto ao vivo, como depois de transmitida, pois cada uma das lives fica disponível para visualização posterior no Youtube. Quem participa ao vivo, pode enviando dúvidas ou comentários. A live sobre o Enem, Vestibular e Passe é a que tem registrado maior participação”, conta a servidora da CEE Naiade de Alcântara.

Por questões de biossegurança, os professores mostram os cursos a partir de arquivos pessoais, como fotos. Após a exposição, é realizado um bate papo ao vivo com os professores. “Queremos mostrar para os estudantes que estão no Ensino Médio as amplas possibilidades profissionais que a UFMS oferece, bem como um pouco da sua estrutura”, completa Caroline

Para a coordenadora, não é possível transmitir com as lives a mesma atmosfera de uma visita presencial, mas a proposta é ao menos tentar aproximar esses estudantes da realidade universitária. “E assim que tudo passar vamos reabrir a agenda para as visitas monitoradas de forma que possam experenciar o ambiente da UFMS”, ressalta.

Além das lives do Vem pra UFMS, o canal no Youtube da CEE traz vídeos relacionados a divulgação científica e tecnológica que serão produzidos pelos extensionistas do programa.

Confira a programação de outubro

No dia 1º, serão apresentados os cursos de Educação do Campo, Educação Física e Psicologia (link). Já no dia 6, será a vez dos cursos de Artes Visuais, Audiovisual, Comunicação Social, Jornalismo e Letras (Português-Espanhol) (link). As principais informações sobre os processos seletivos da UFMS – Enem, Vestibular e Passe – serão divulgadas no dia 8 (link). No dia 13, será a vez dos cursos de Direito e Economia (link). Encerrando a programação de outubro, no dia 20, está programada live sobre os cursos de Engenharia da Computação, Sistema de Informações, Ciência da Computação e Engenharia de Software (link).

Mais informações sobre o Vem pra UFMS podem ser obtidas pelo e-mail cee.proece@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin