O lançamento do Festival Mais Cultura 2019 ocorreu na manhã de hoje (21), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Antes do início oficial, o evento teve a apresentação do Pantanal Group. Participaram do lançamento o reitor Marcelo Turine; a vice-reitora Camila Ítavo; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes; a secretária municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Melissa Tamaciro; o diretor-presidente da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), Rodolfo Vaz de Carvalho,e o presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), Henrique de Medeiros.
Durante o evento o pró-reitor Marcelo Fernandes comentou que o objetivo do festival é proporcionar às pessoas o acesso à arte. “O festival pretende que as pessoas vivenciem a arte, o Festival Mais Cultura é um festival de arte. O intuito é levar para onde as pessoas estejam”, explicou.
Para o reitor Marcelo Turine, o evento também colabora para a formação cidadã das pessoas que irão participar. “O Festival Mais Cultura é o nosso grande patrimônio para fazer a formação integral, cidadã, à humanização dos nossos alunos, professores, da comunidade de Campo Grande, da sociedade sul-mato-grossense. A Universidade abre as portas para 500 intervenções, todas gratuitas, para que essas pessoas participem das ações”, complementou.
Melissa Tamaciro ressaltou a importância da parceria da UFMS com a Sectur para o festival e comentou como isso ajuda para a difusão cultural e cumpre com o papel de políticas públicas. “Se a gente tem na difusão cultural uma ferramenta forte para o desenvolvimento intelectual, aliado a uma instituição que tem essa premissa do conhecimento, do intelecto, não há outro meio que não sendo parceiro da UFMS, em um festival tão importante como o Mais Cultura, para entendermos que estamos promovendo o nosso papel de políticas públicas”.
O Festival Mais Cultura 2019 contará com cerca de 500 atividades, que ocorrerão na Cidade Universitária, em Campo Grande. Dentre as atividades estão atrações artísticas e culturais na Concha Acústica, no Teatro Glauce Rocha e demais espaços da UFMS. Também serão feitos minicursos, oficinas e palestras multidisciplinares. O diferencial deste ano é que o festival irá promover visitações aos monumentos históricos da Cidade Universitária, como o estádio Morenão, por exemplo. Tudo de forma gratuita. A programação com todas as atividades e as inscrições está disponível aqui.
A solenidade de abertura oficial do Festival Mais Cultura 2019 ocorrerá hoje, às 19h30, no Teatro Glauce Rocha, com apresentações da Banda Sinfônica e Camerata de Madeiras Dedilhadas da UFMS.
Texto: Mara Machado (bolsista Mais Cultura)



