Laboratório de Criatividade e Inovação é inaugurado na UFMS de Naviraí

A UFMS de Naviraí (CPNV) ganhou um novo espaço voltado à formação e à inovação educacional: a unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), inaugurada hoje, 5. O ambiente integra o projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação.

A proposta envolve a criação de espaços equipados com mobiliário, tecnologias e softwares voltados à formação continuada de professores da rede pública, estimulando práticas pedagógicas inovadoras e o uso educacional das tecnologias. Coordenado pela UFMS, o projeto instalou unidades em todos os estados e no Distrito Federal, fortalecendo uma rede nacional dedicada à inovação educacional.

A reitora Camila Ítavo ressaltou a importância da chegada do laboratório ao município. “Ver o Labcrie chegar a Naviraí é uma alegria imensa. Sabemos o quanto esse espaço pode transformar o dia a dia dos professores e contribuir diretamente para o fortalecimento da educação na região. Com essa conquista, cumprimos nosso papel social de atender demandas da sociedade, fortalecer as parcerias e contribuir para uma educação mais criativa e acolhedora”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edilson Zafalon, explicou que o espaço amplia possibilidades formativas para diferentes públicos. “O projeto tem a ver com a Educação Básica, principalmente, mas não é só isso, a gente já pode utilizar para outras questões, para formação, para um monte de coisas”, ressaltou.

Zafalon reforçou ainda o potencial do laboratório para estimular práticas criativas em diferentes etapas da formação. “A inovação, a criatividade, a cultura maker, que os jovens falam hoje em dia, estimular desde a Educação Básica até a educação superior. Então, não só para a UFMS, mas para educação geral e essa capacitação contínua da rede de educação é muito importante”.

O diretor do CPNV, Marco Antonio Costa, destacou também o significado da inauguração para o câmpus e para toda a região. “Estamos muito felizes com a inauguração do Labcrie e a gente espera que os projetos já existentes e os novos projetos que estão vindo por aí possam ampliar bastante o uso de tecnologias educacionais inovadoras para que os nossos professores possam utilizar essa formação e trabalhar como facilitadores, como pessoas que vão propor uma mudança no modelo de educação aqui no CPNV, na cidade, na região. O Labcrie possibilita que a gente consiga pensar isso. Estratégias diferentes, dinâmicas, e o que a gente espera é que essa formação traga resultados e impactos para todo mundo, em todos os níveis da educação”.

Ele destacou ainda que o laboratório representa um avanço em direção a uma cultura institucional alinhada à inovação. “Uma luta constante que nós travamos na condição de gestores, na condição de professor, é a mudança cultural para uma cultura de inovação, uma cultura que possa estimular a criatividade. Então, eu acho que o Labcrie vai nos ajudar a cumprir esse papel de uma forma mais competente”, concluiu.

Texto: Heloísa Garcia 

Fotos: arquivo dos câmpus