Julho de 2019: um marco para história da UFMS e de Mato Grosso do Sul

O mês de julho de 2019 será um marco na trajetória da UFMS e do Estado de Mato Grosso do Sul. Ao celebrar o aniversário de 40 anos de Universidade, lembramos que após seu início, em 5 de julho de 1979, a UFMS sempre foi ampliando o seu compromisso com a Educação Superior em nível federal.

Em 1970 tínhamos 3 mil estudantes e hoje são 24 mil estudantes, distribuídos em 116 cursos de graduação e 61 cursos de mestrado e doutorado, além de cursos de pós-graduação lato sensu e residências médicas e multiprofissionais. Hoje somos a maior e melhor instituição de ensino do estado de MS. Uma potência em geração de conhecimento, emprego e renda para milhares de servidores e egressos.

A poucos dias da abertura da maior Feira de Ciências da América Latina, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a UFMS faz os ajustes finais para receber mais de 15 mil visitantes durante os dias 21 a 27 de julho. É a Universidade abrindo suas portas para a população sul-mato-grossense e para cidadãos de todos os estados brasileiros e povos de outros países para a discussão de um tema de enorme relevância e promessas de futuro para nosso estado e para o mundo: a bioeconomia.

Destaco que é um momento único para a UFMS e também para o estado. A união de esforços de toda a comunidade universitária e a solidificação de parcerias em todos os níveis foram fundamentais para a concretização deste sonho em um cenário desfavorável a qualquer novo investimento. Gratidão a todos os parceiros e colaboradores que estão participando deste grande projeto. Com muita criatividade e parceria, a UFMS e a SBPC abrem as portas da maravilhosa Cidade Universitária para toda sociedade, em especial, nossas crianças, jovens, famílias, professores e pesquisadores, como um grande presente.

Um presente de aniversário que se soma à celebração inédita na UFMS da entrega do Título Honorífico Emérito a técnicos-administrativos que dedicaram 40 anos de suas vidas à construção da UFMS; à entrega do Título Doutor Honoris Causa a artistas sul-mato-grossenses que têm uma contribuição efetiva para a ciência na arte e cultura do estado; a inauguração de prédios e laboratórios essenciais para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo; e a publicação pelo Conselho Universitário do 1o Hino da UFMS, uma homenagem à nossa joia de Mato Grosso do Sul.

Um dos nossos sonhos e projetos estratégicos está próximo de se concretizar. É  a nossa grande entrega para os cidadãos sul-mato-grossenses, que esperaram 70 anos para sediar esse evento. Evento que deixará marcas transformadoras em todo o estado de Mato Grosso do Sul, irradiando da nossa querida UFMS.

Além de celebrar, em meio a tantos desafios, estamos cumprindo com nossos compromissos institucionais e junto com a bancada federal e o Governo do estado estamos em articulação com o MEC para liberação dos recursos contingenciados. O nosso desejo de aniversário é vida longa para a nossa Universidade.

Somos uma universidade pública, gratuita, inclusiva, laica, de qualidade e empreendedora. Com muito respeito, humildade e gratidão, temos muito o que comemorar neste mês de julho, que entrará para a nossa história e certamente deixará um legado de muito orgulho para todos nós, que vivemos, respiramos, trabalhamos, estudamos, e que, enfim, com tanto amor, somos UFMS.

Sejam todos bem-vindos à Nossa Universidade!

Marcelo Turine

Reitor