Foi realizada nesta manhã (21) no auditório do Complexo Multiuso a abertura da XXI Jornada Acadêmica de Farmácia. O evento, realizado pelos acadêmicos e professores da graduação na UFMS tem como tema “O farmacêutico além do balcão – uma integração profissional”. A abertura contou com a participação do Reitor, professor Marcelo Augusto Santos Turine.
A Jornada foi aberta com uma apresentação musical de um grupo de compositores e amigos, professores e técnicos-administrativos da UFMS. Eles compuseram e executaram uma canção intitulada “Deixa eu cuidar de você”, sobre o farmacêutico e as diversas áreas de atuação.
O acadêmico do 8º período e membro da comissão organizadora do evento, Austeclínio Moraes, explicou que o farmacêutico pode atuar em 72 áreas em campos distintos como da saúde, da indústria, da área de alimentos, da área estética e mesmo da cura do câncer, na quimioterapia. “Neste ano, além de focarmos na formação integrada do profissional buscamos trabalhar na Jornada também o lado humanístico e social dos participantes com a arrecadação de alimentos e fraldas que serão destinados ao Asilo São João Bosco e à Afrangel”, explicou.
O evento foi aberto não só aos alunos da graduação na UFMS, mas a acadêmicos de outros cursos e também de outras instituições de ensino como UCDB e Anhanguera Uniderp.
Para o Reitor, professor Marcelo Augusto Santos Turine, a relevância da Jornada está na abertura à discussão científica. “É um momento muito importante para podermos de forma conjunta resolver os grandes desafios da sociedade e fortalecermos a ciência, tecnologia e inovação no MS e no Brasil. A Farmácia foi o primeiro curso da Instituição e tem uma história de sucesso. Muitos profissionais muito bem qualificados levam o nome da UFMS para a sociedade, engrandecendo a Universidade”, lembrou. O Reitor falou também sobre a atenção que a gestão pretende dar aos alunos com a Assessoria Especial de Assuntos Estudantis que deve ser transformada em Pró-Reitoria.
O Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) professor Albert Schiaveto parabenizou a organização da Jornada e afirmou que o CCBS dá e dará todo o apoio para que eventos como esse sigam acontecendo. A professora Camila Polisel, representando a coordenadora do curso de Farmácia, professora Renata Perdoma, ressaltou que integração é uma palavra que representa muito fortemente a profissão, pois se têm conquistado muito na área no sentido de multiprofissionaridade. “Vemos o impacto clínico e econômico que esse trabalho tem refletido na vida dos pacientes e da própria equipe”, disse.
A coordenadora do evento, professora Luciana Myagusku revelou que o que a motivou a aceitar o desafio de coordenar o evento foi justamente o tema, a integração. “Nunca um profissional trabalha sozinho e isso aprendi desde a graduação, no estágio e depois na minha primeira experiência de trabalho. É sempre um desafio o relacionamento com as pessoas e por isso é muito relevante a tentativa e o alcance do sucesso da integração por um objetivo comum”, avaliou.
A Dra. Ângela Castro, representando o Conselho Federal de Farmácia, contou que é egressa da Instituição e sente muito carinho quando passa por ela novamente. Ela reforçou a palavra do Reitor incitando os alunos a fazerem o bom uso da Universidade de todas as formas possíveis, para seu crescimento profissional e também pessoal. A presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dra. Kelly Slavec, disse que o Conselho está à disposição da UFMS e que vê com bons olhos as mudanças que ocorreram na profissão e os novos focos e determinações que os futuros profissionais têm em sua formação. A discente, membro da comissão organizadora do evento e representante do centro acadêmico de Farmácia, Êmelli Laleska, agradeceu a presença de todos e desejou a todos uma excelente Jornada.
A XXI Jornada Acadêmica de Farmácia segue até o dia 23 e sua programação completa pode ser acessada na página: http://ccbs.sites.ufms.br/xxi-jornada-academica-de-farmacia/
