Janeiro Roxo reforça a importância da conscientização sobre a hanseníase

O mês de janeiro é dedicado à conscientização e a prevenção e tratamento precoce da hanseníase.  Como parte da campanha Janeiro Roxo, o serviço de dermatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) realizou ações para reforçar a importância do tema.

“Realizamos roda de conversa com os pacientes que passaram por consulta, enfatizando o autocuidado e também entregamos de uma lembrancinha para cada um”, realta a enfermeira Luciana Vieira Della Santa Souza.

Ações foram realizadas ao longo do mês pelas equipes do Humap

No sábado, 28,  médicos e residentes do Serviço de Dermatologia do Humap participaram de uma ação social promovida pelo Hospital São Julião, onde realizaram atendimento a familiares dos pacientes portadores de hanseníase para controle dos contactantes.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium lepra, que pode afetar qualquer pessoa e pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva. Por isso todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente devem ser examinadas.

Os sintomas mais comuns são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores e superiores; diminuição da força muscular; nervos engrossados e doloridos; pele ressecada, entre outros sintomas.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Humap/UFMS