Investimentos em bolsas de extensão somam R$ 430 mil

Cerca de 230 estudantes de graduação da UFMS receberão bolsas para atuarem em diversos projetos de extensão. A lista com os contemplados pode ser acessada neste link, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

Segundo informações da Proece, foram inscritos na seleção mais de 400 planos de trabalho. Por deliberação da Reitoria, considerando a alta demanda, além dos R$ 320 mil previstos inicialmente para a ação, foram alocados mais R$ 110 mil em recursos suplementares, perfazendo um total de R$ 430 mil para as bolsas de extensão.

“A extensão universitária é um dos pilares do desenvolvimento institucional e da formação do nosso estudante, da formação cidadã. É fundamental para que a Universidade tenha esse rumo com as mudanças da sociedade, olhando para seus desafios. Temos parametrizado o investimento em ações de extensão, no custeio e nas bolsas, e, independentemente da questão orçamentária que as universidades vivenciam em 2021, nós, com o ajuste dos contratos e o desempenho da governança e planejamento em nossa Instituição, alcançamos esse resultado. Ao todo são praticamente R$ 500 mil investidos com recursos próprios da Universidade nos projetos e bolsas para que nossos professores e estudantes realizem essas atividades, que aprimoram a formação e ao mesmo tempo atendem a demandas da sociedade”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo informou que ainda nesta semana foi aprovada no Conselho de Graduação (Cograd) a curricularização da extensão. “Esse investimento vem fortalecer os projetos que são tão importantes à formação dos estudantes. Por meio das ações de extensão eles têm contato com diferentes realidades, aplicam o conhecimento teórico da sala de aula e o conhecimento prático dos laboratórios em prol da sociedade. Nossa formação é técnica, mas também é humana, e a extensão é isso, o crescimento na dimensão humana dos nossos estudantes”, disse.

“Estamos muito felizes com a qualidade dos projetos. Muitos são voltados ao enfrentamento à Covid-19 e também ao apoio à recuperação econômica. Tivemos ainda projetos vinculados às artes, projetos muito interessantes de divulgação científica, entre outros. Os recursos investidos demonstram que a Universidade investe em seus estudantes e no atendimento à sociedade por meio dessas ações, demonstra que a UFMS se mobiliza para contribuir com as questões do momento atual”, pontuou o pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes.

As ações aprovadas são de diversas áreas do conhecimento e de várias modalidades como eventos, cursos, oficinas, e outras atividades com a comunidade. “Como todas as atividades acadêmicas, a extensão também migrou para o ambiente virtual, então continuamos com as diversas ações. Algumas ainda serão realizadas presencialmente, mas sempre respeitando o Plano de Biossegurança”, explicou a vice-reitora.

A professora Ana Carolina Faustino, do campus de Naviraí (CPNV), coordena a ação “Literatura Infantil, Diversidade e Educação Matemática”. Para a docente, desenvolver uma ação de extensão tendo uma bolsista contribui para ampliar o impacto na comunidade externa e interna, possibilitando assim que mais estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e mais professores da rede pública de educação participem da ação.

“A ação contribuirá para a estudante Bruna Moreira Pongetti revisitar conceitos abordados na disciplina ‘Fundamentos e Metodologias da Matemática I’, mobilizando-a para, por exemplo, analisar os livros de literatura infantil e os conectando no momento da ação de extensão, com a interlocução com as questões étnico-raciais”, disse. A professora apontou ainda que tanto a análise quanto a participação da estudante nas reuniões de planejamento do curso e reuniões quinzenais do projeto de extensão, trarão a aquisição de conhecimentos; o contato com professoras do Ensino Fundamental; e a possibilidade de relacionar as discussões da ação de extensão com as das disciplinas do curso, como “‘Fundamentos e Metodologias da Matemática II”, entre outras.

O professor  Geraldino de Araújo, da Escola de Administração e Negócios (Esan), coordena a ação “IMPACTUS! Desenvolvimento e fortalecimento de ações de inovação social, empreendedorismo social e negócios de impacto”. O projeto teve a aprovação de duas bolsistas, Andressa de Souza Cardozo e Bruna Renata Rodrigues da Silva, e tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações que envolvam os negócios de impacto nas temáticas de empreendedorismo social e inovação social em Mato Grosso do Sul.

“Essa ação está vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que é promover o crescimento econômico sustentado, inclusive sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. As bolsistas irão atuar na identificação de iniciativas de negócios de impacto, no sentido de descrever o modelo de negócios, identificar demandas quanto à gestão e propor soluções. A proposta visa a promover uma formação mais humana do estudante, considerando que os negócios podem aliar lucro e impacto socioambiental, repensando a maneira de organizar uma empresa, um negócio”, afirmou. O professor informou ainda que “os negócios de impacto ainda são pouco discutidos na graduação e o último levantamento feito identificou poucos negócios de impacto no estado, então vemos muita área de atuação das acadêmicas e da ação de extensão”.

Texto: Ariane Comineti