A atividade acontece neste sábado, dia 23, e envolve acadêmicos e professores da UFMS e alunos de escolas públicas da região.

Interciências promove PALEOficiência em Rio Verde

Neste sábado, dia 23, o projeto Interciências: ações da UFMS para divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia na educação da básica realiza a PALEOficiência no município de Rio Verde.

Segundo o coordenador do projeto e professor do Instituto de Química, Ivo Leite, o município possui rochas da idade devoniana, com ocorrência também de arenitos e folhelhos e essas rochas compõem o divisor de águas das bacias do Paraná e Paraguai. As escarpas sustentadas por essas rochas são chamadas Serra da Alegria, explica.

De acordo com ele, durante a atividade será realizada uma visita técnica em uma das minas de cerâmica localizada na região. Os folhelhos constituem matéria-prima para a indústria de cerâmica porque contêm argilas de ótima qualidade. Além disso eles também apresentam fósseis de invertebrados, pontua.

Para o professor, poder vivenciar uma amostra de uma exploração geológica e palenteológica e aprender in loco a história desta região do Estado é uma oportunidade ímpar aos alunos que participarão da atividade.

Na realização da PALEOficiência também está envolvido o projeto Despertando talentos em paleontologia, coordenado pela professora Sandra Garcia Gabas, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).

Além da do grupo da UFMS, participam também alunos das escolas estaduais Vergelino Mateus de Oliveira, de Rio Verde; Ernesto Solon Borges, de Bandeirantes; São Gabriel, de São Gabriel do Oeste; e os estudantes do projeto Minerva despertando talentos femininos nas Ciências Exatas e Engenharias.

Os dois projetos integram o Programa de apoio a projetos extracurriculares: investindo em novos talentos da rede educação pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica.

Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-3682.