Foi realizada hoje, 6, a abertura do IntegraEaD 2020, com o tema “Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem”. O evento será de hoje até sexta-feira, 9.
A programação será contemplada por oito discussões on-line com 24 palestrantes, oito minicursos e apresentações de trabalhos. Mais de 2 mil pessoas se inscreveram para participar desta edição e em seu discurso de abertura, a professora Daiani Riedner ressaltou que o evento se internacionalizou e terá participantes do Brasil, Portugal, Nigéria, Japão e Peru.
O objetivo do evento é fomentar debates acerca do ensino não presencial, com o objetivo de aprimorá-lo. “As discussões promovidas em eventos como esse são essenciais para o crescimento da Educação a Distância e do uso das tecnologias digitais na vida das pessoas, principalmente no que se refere a aprendizagem que se permite acontecer por meio de múltiplos olhares e múltiplas tecnologias”, discursou Hercules Sandim, secretário especial de Educação a Distância (Sead). “As tecnologias digitais não são mais o futuro, estamos vivenciando-as agora, no presente”.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Ana Maria Ribas, ressaltou a realização interinstitucional do IntegraEad. “Essa aproximação com diferentes pesquisadores e instituições de ensino é emblemática para ampliarmos os nossos olhares acerca da aprendizagem com as tecnologias e coletivamente, nesse espaço virtual, esses olhares tornam-se múltiplos, ou seja, nós podemos aprender com o outro ou com os outros durante esse evento”, reforçou.
O reitor Marcelo Turine esteve presente na solenidade de abertura e ressaltou a preocupação com o ensino de qualidade. “A UFMS está feliz por proporcionar as boas práticas de ensinamentos, o desafio de aprender e ensinar no cenário da pandemia. Nós professores e educadores estamos ensinando e aprendendo diariamente e não podemos deixar de analisar a qualidade da educação. Desafios existem, mas nós como educadores estamos tentando fazer sempre o melhor para que o nosso aluno consiga assimilar as informações”, disse.
Turine também agradeceu todo o trabalho que a Secretaria Especial de Educação a Distância vem realizando, principalmente durante o período de ensino remoto, onde o apoio da Sead é fundamental, reforçou a importância da Educação a Distância e do Ensino Remoto Emergencial e declarou ser impossível não ter foco na preservação da vida e da segurança dos professores, colaboradores e estudantes das escolas e universidades brasileiras durante o período de pandemia.

Encerrando a noite e dando o pontapé inicial na programação, o professor Marco Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministrou a conferência “Educação on-line interativa: fundamentos da docência e da aprendizagem”.
“Nós temos agora debaixo do guarda-chuva chamado ‘não presencial’ três modalidades: a clássica EaD, o ensino remoto e a terceira, que eu venho aqui defender, a educação on-line. Qual a diferença entre essas três modalidades? Como eu me posiciono sobre elas?”, instiga o professor.
A transmissão do evento pode ser assistida aqui. Acesse integraead.ufms.br para ver todas as informações sobre o IntegraEaD 2020.
Texto: Leticia Bueno
