Integra UFMS irá discutir educação, tecnologias, transformação digital e aprendizagem on-line

Programação será transmitida ao vivo e ofertará minicursos sobre o uso didático de tecnologias na educação

Com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre as tecnologias digitais em cenários de transição e os diferentes olhares para a aprendizagem on-line, de 6 a 9 de outubro, no Integra UFMS. O evento EaD é voltado para aqueles que tenham interesse sobre as temáticas de educação e tecnologias, será realizado totalmente no formato virtual e reunirá palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais.

“Se antes a gente falava sobre adesão e implementação de tecnologias nas práticas pedagógicas, em todos os níveis de ensino, hoje vivemos um cenário em que a tecnologia é o principal meio de conseguirmos fazer essa mediação da aprendizagem”, explica a Chefe da Divisão de Educação a Distância da Sead (Secretaria Especial de Educação a Distância), Daiani Riedner, sobre a proposta deste ano.

Ambientado no cenário de transformação digital e transição de experiências, em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento pretende dialogar sobre as mudanças relacionadas às tecnologias e educação nesse período. “Agora,  vivemos num cenário em que todos estão se movimentado para aprender sobre tecnologia, para desenvolver habilidades e usos de tecnologias que possam auxiliar no processo de aprendizagem em ambientes digitais”, explica Daiani.

A novidade dessa edição será a oferta de minicursos aos participantes. A intenção primária é auxiliar os professores, que continuaram a trabalhar de forma remota neste período de pandemia, no uso das tecnologias digitais. “Nós organizamos oito minicursos, que vão atender diretamente as necessidades de formação dos professores para uso didático de diversas ferramentas”, diz a coordenadora.

Além de palestras e minicursos, o evento também terá apresentação de trabalhos de professores e gestores de Universidades e da Educação Básica, bem como de estudantes da graduação e pós graduação. A submissão de trabalhos poderá ser feita de 15 de agosto a 15 de setembro por meio deste formulário.

Serão aceitos artigos completos relacionados à temática do evento e relatos de experiências, exclusivos para professores, de situações práticas referentes à prática pedagógica vivenciada antes e durante a pandemia. “Eu acredito que o Integra EaD é uma proposta muito importante de integração das Universidades que trabalham com Educação a Distância, Educação On-line e Tecnologias Digitais nas suas práticas, na pesquisa, no ensino e na extensão. E a ideia de unir essas experiências das Universidades e levar isso para a Educação Básica é muito importante”, afirma Daiani.

A programação será ao vivo e ficará disponível, para acesso gratuito, no canal do Integra EaD 2020 no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia. No entanto, para a submissão de trabalhos e certificação de participação será necessário realizar a inscrição no período de 15 de agosto até a data do evento.

Todas as mídias sociais do Integra EaD 2020 podem ser acessadas aqui.

Integração máxima

Diferente das outras edições, o Integra EaD deste ano fará parte da programação do Intrega UFMS, que será realizado de 5 a 9 de outubro, também no formato on-line e as inscrições devem ser feitas no Sigproj. “São propostas e públicos diferentes, mas justamente porque o Integra EaD também faz essa articulação com a Educação Básica e tem essa proposta de integração, da multidisciplinaridade, das parceiras, da colaboração on-line, então a gente está junto desse movimento do Integra UFMS”, explica Daiani.

No ano passado, o Integra EaD 2019, reuniu eventos da UFMS, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Agora, além da parceria com a UCDB e Semed, o evento também terá o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae/MS) e do Instituto de Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa. “Nós quisemos fazer essas parcerias justamente para atender professores, para estimular que eles participem, que eles enviem seus trabalhos e que eles tenham acesso aos minicursos que estamos promovendo”.

Lembrando que, as inscrições para o Integra EaD são diferentes das do Integra UFMS, sendo necessária a realização de uma inscrição para cada evento que se deseja participar.

Texto: Thayná Oliveira