Integra UFMS 2021 encerra com destaque e menção honrosa aos melhores trabalhos

A edição de 2021 do Integra UFMS chegou ao fim e na manhã de hoje, 18, foi realizada a cerimônia de encerramento e de premiação dos trabalhos melhor avaliados pela Comissão Científica do evento.

De 13 a 17 de setembro foram apresentados 1.047 trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos. Destes, 656 foram feitos por estudantes de graduação e pós-graduação da Cidade Universitária e 391 por estudantes dos câmpus.

A cerimônia iniciou com uma apresentação realizada pelo Repórter Júnior, projeto que ensina alunos da educação básica de escolas públicas e particulares a como lidar com os meios de comunicação, por meio da cobertura educomunicativa do Integra UFMS. Logo após, a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Pinheiro, discursou em nome do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo sobre a grandiosidade do evento.

“Nós estamos muito felizes depois de uma semana inteira de atividades científicas, acadêmicas e culturais. Estamos aqui para agradecer, homenagear e enaltecer todos os que participaram e contribuíram para essa festa da ciência aqui na UFMS. O Integra é realizado desde 2017 e reúne todos os programas institucionais da nossa Universidade, é exatamente uma festa da ciência, realmente uma alegria a gente ver tanta exposição do que a gente tem trabalhado e produzido na nossa Universidade”, disse Rose.

O coordenador do Integra, Auri Frübel, destacou o grande alcance dos vídeos do evento, com números expressivos de visualizações, além da alta qualidade dos mais de mil trabalhos submetidos. “Gostaria de destacar a repercussão que o Integra ocasionou na nossa comunidade, considerando principalmente o grande número de visualizações que tivemos no canal da TV UFMS no YouTube. Para que tenham uma ideia, no período de 13 a 17 de setembro, o canal teve 61.289 visualizações e ganhou 945 novos inscritos”, ressaltou. “Destaco também a qualidade dos trabalhos realizados por nossos pesquisadores, considerando as excelentes notas emitidas pelos nossos avaliadores para a maioria dos trabalhos apresentados”.

Os trabalhos que figuraram a cerimônia de encerramento foram divididos em três categorias: destaques de pró-reitorias e agências, premiação dos melhores avaliados pela Comissão Científica e vídeos com maior número de visualizações no canal da TV UFMS.

Para os trabalhos selecionados pelas agências e pró-reitorias da Universidade, foi levado em consideração quais conversavam com a área de atuação de cada uma das unidades. O projeto “Introdução à educação midiática no Ensino Superior de Ciências Biológicas: um relato de experiência” foi escolhido pela Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). Já a Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) escolheu “Multiuso sustentável”. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) selecionou dois projetos: “III Seminário Estadual da Guavira: novos olhares para cultura” e “Repórter Júnior 2020: relato de experiência”. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) selecionou “Uso de nanopartículas de ouro ancoradas em óxido de grafeno para fotoinativação de staphylococcus aureus”. Por fim, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) escolheu o projeto “A utilização das TICs em uma escola pública da rede básica de ensino como ferramenta fundamental para vestibulandos durante o período da pandemia da Covid-19”.

Todos os trabalhos avaliados pela Comissão Científica foram analisados por dois avaliadores, mas muitos empataram na avaliação por mérito, por conta de sua alta qualidade e, nos casos de empate, eles passaram também por um terceiro avaliador. Para definir o vencedor, foi feita a média aritmética entre as notas concedidas pelos três avaliadores.

“Tivemos muito trabalho para escolher os melhores projetos, porque todos estavam excelentes, então nós tivemos bastante trabalho e foi com muita felicidade que ficamos procurando critérios para que a gente conseguisse premiar um, porque a gente tem muitos, e isso é excelente, porque mostra como a nossa Universidade está cada dia melhor”, disse a representante da Comissão Científica do evento, Claudia da Rosa. “Parabéns a todos os vencedores”, finalizou.

Receberam menção honrosa trabalhos de oito áreas do conhecimento:

Ciências Agrárias: Dimensionamento de uma cisterna para captação e utilização de águas pluviais na Fazenda Escola – UFMS

Ciências Biológicas: Saberes e Sabores do Cerrado e Pantanal (3ª edição)

Ciências Sociais Aplicadas: Compostagem Urbana

Linguística, Letras e Artes: Avaliação da escrita mediada pela Plataforma Letrus: um espaço para o desenvolvimento dos letramentos?

Ciências Exatas e da Terra: Investigação teórica de complexos metálicos com ligante Pirazolina 1,3,5-tri-substituída

Ciências Humanas: O saber médico higienista e o ofício das amas de leite: uma análise do discurso médico na corte imperial

Engenharias: Desenvolvimento sustentável e o trade off da sustentabilidade no setor de celulose e papel

Ciências da Saúde: Atenção multidisciplinar à saúde individual e coletiva de comunidades ribeirinhas, fronteiriças e das florestas: enfrentamento a Covid-19 por ações de promoção e prevenção à saúde

Os trabalhos que tiveram maior número de visualizações no canal da TV UFMS, onde todas as apresentações foram alocadas, foram:

  1. O impacto do Pibid na construção do ser docente: reflexões e processos pedagógicos – 1.788 visualizações
  2. O Pibid e o ato de reinventar o trabalho pedagógico em meio à pandemia de Covid-19 – 815 visualizações
  3. Detecção de bocas de lobo em imagens terrestres utilizando deep learning – 677 visualizações

Os autores homenageados na cerimônia de encerramento irão receber um kit Integra UFMS, uma lembrança organizada pelas unidades da Universidade para homenagear e agradecer pela participação no evento.

Todos os vídeos do Integra UFMS 2021 ficarão disponíveis no site integra.ufms.br e em youtube.com/tvufms. Ao todo foram apresentados 85 projetos de Ciências Agrárias, 124 projetos de Ciências Biológicas, 229 projetos de Ciências da Saúde, 111 projetos de Ciências Exatas e da Terra, 220 projetos de Ciências Humanas, 98 projetos de Ciências Sociais Aplicadas, 42 projetos de Engenharias, 77 projetos de Linguística, Letras e Artes; além de 58 projetos na categoria “Outros”.

Clique aqui para assistir a cerimônia de encerramento do Integra UFMS 2021 na íntegra.

Texto: Leticia Bueno e Gabriela Vilela (estagiária de Jornalismo)