Instituições têm papel fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para incrementar a participação das universidades, centros universitários e faculdades brasileiras no Observatório da Sustentabilidade e da Educação Superior da América Latina e Caribe (Oses-ALC), a UFMS realizou o lançamento do formulário de diagnóstico do conhecimento, compromisso e ações das instituições de educação superior com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento ocorreu em formato remoto, nesta terça-feira, 16, com transmissão pelo canal da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). “É um prazer para a UFMS fazer parte do Observatório. Por enquanto, somos a única instituição de ensino superior brasileira integrante. Queremos criar uma grande rede de sustentabilidade no Brasil, por isso contamos com o apoio das mais de 250 instituições convidadas”, disse o diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides) Leonardo Chaves.

“Para transformar nosso planeta precisamos de um esforço conjunto. Por isso, esse é um momento de felicidade. O desenvolvimento sustentável é um dos maiores compromissos do planeta e as instituições precisam ser um espaço de boas práticas. Somos uma das poucas que coloca o desenvolvimento sustentável no estatuto, na missão institucional. Na UFMS o tripé inovação, sustentabilidade e governança é colocado em prática”, ressaltou o reitor Marcelo Turine durante a abertura. Ele destacou os bons resultados que a UFMS vem conquistando em rankings internacionais e afirmou que isso é fruto do trabalho da administração, professores, técnicos e estudantes. “É uma grande honra para nós. A sustentabilidade é um dos nossos valores e em todos os nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão temos os 17 ODS. Sabemos o quanto isso é importante para o desenvolvimento do nosso país. Que tenhamos muitos bons frutos dessa iniciativa!”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.

O secretário executivo da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior José Carlos Aguilera participou do evento e no início de sua fala fez uma saudação aos participantes em guarani, para homenagear seus ascendentes. “A UFMS com suas fronteiras nacionais e internacionais é referência no Conesul. Estamos disponíveis para contribuir na disseminação dessa iniciativa, para sensibilizar as instituições de ensino superior a participarem do Observatório. Estamos cientes da importância desse movimento e a partir do evento vamos pensar de que forma nossas comunidades acadêmicas podem dar volume e conteúdo aos ODS tão necessários no momento em que vivemos”, falou José Carlos, que também representou o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

“Agradeço pela oportunidade de estar em um evento tão importante e significativo. Nunca vivemos em um tempo tão esquisito como o de hoje, sob todos os aspectos. Falta empatia, as pessoas estão indiferentes ao sofrimento dos outros. Ao reunirmos universidades, adensando esse movimento de cidadania, envolveremos nossos jovens para que eles tenham mais sabedoria. Precisamos ter mais responsabilidade. Trabalharemos junto aos associados para termos o máximo de participação possível. Contem conosco!”, disse a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares Elizabeth Guedes.

A pesquisadora do Observatório, Ángela María Plata Rangel, apresentou o Oses-ALC aos participantes. “Queremos fortalecer esse trabalho junto as instituições, por isso vou falar para vocês sobre o que estamos fazendo no Observatório e, também, sobre todos os instrumentos que estão disponíveis, como experiências universitárias, repositório de documentos, contendo resultados de investigações, eventos, entre outros. Somos uma plataforma de sustentabilidade e, basicamente, estamos envolvidos em um programa de investigação contínua sobre o compromisso das IES com o ambiente e a sustentabilidade”.

Após a abertura, a diretora executiva da Carta da Terra da Unesco, Mirian Vilela, realizou uma palestra sobre A educação superior, os ODS e os desafios e impactos da sustentabilidade. “É importante olhar para a educação para que seja realizado o processo de transformação social que requer a sustentabilidade. As instituições de ensino superior têm papel fundamental como motor nesse processo. É importante desenvolver políticas públicas, mas enquanto não colocarmos o papel das IES no seu lugar fica difícil promover a mudança, já que elas são elementos estratégicos para a implementação dos ODS e fazem parte do eixo central para promover uma cidadania com responsabilidade ética comprometida com o bem comum”, ressaltou Mirian.

 

Assista ao lançamento

 

Texto: Vanessa Amin

Imagens: reprodução canal Agead