Instituições firmam parceria para oferecer Mestrado em Direito Político e Econômico

Nesta segunda-feira, 17, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo participaram de cerimônia na governadoria do Estado com objetivo de firmar parceria para o oferecimento do programa de Mestrado Interinstitucional em Direito Político e Econômico. O curso será promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em Mato Grosso do Sul. A UFMS é a instituição receptora e oferecerá a infraestrutura e apoio para a realização das aulas presenciais na Faculdade de Direito. Serão oferecidas 25 vagas para qualificação de servidores públicos do poder executivo estadual.

“Estamos felizes em receber  essa parceria firmada por meio de um modelo inédito que vai beneficiar os servidores do poder executivo do governo do Estado, com o apoio e fomento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). Tenho certeza que é o primeiro projeto de outros que já estamos desenhando. Agradeço muito também à procuradora-geral Ana Carolina Ali Garcia, sei da importância da sua participação nesse processo. Esperamos atender às expectativas de vocês em relação à qualificação”, falou o reitor Marcelo Turine.

“Foi um longo caminho percorrido até aqui. Agradeço ao reitor da Universidade Mackenzie e desejo as boas-vindas a ele e sua equipe a Mato Grosso do Sul. Também agradeço ao reitor da UFMS Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, ao diretor e ao professor da Fadir, Fernando Lopes Nogueira e Vladmir Oliveira da Silveira, e ao diretor da Agência de Internacionalização e Inovação professor Saulo Gomes Moreira. Essa é uma parceria que nasce hoje e pode gerar excelentes frutos. Estamos construindo uma história entre as duas instituições e o Estado. A UFMS e o governo já têm uma parceria de longa data no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. Se chegamos onde chegamos foi devido a essa relação construída ao longo do tempo. Precisamos avançar em algumas áreas estratégicas do Estado e o caminho para isso passar pelas parcerias”, disse o governador Eduardo Riedel. “Sabemos que a formação de profissionais de carreira no Estado ajuda a abrir novos caminhos. Nosso Estado é um dos menos desiguais do Brasil, mas isso não impede que possamos buscar o que há de mais inovador e necessário. Agradeço à oportunidade e o envolvimento de todos no projeto”, falou o governador.

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcellos, foi uma alegria retornar a MS. “Estou no terceiro ano como reitor e me alegro em estar aqui. Fomos muito bem recebidos por todos, que têm um espírito construtivo. Somos uma instituição com três campus e 34 mil alunos, tradicional e muito rica no aspecto cultural. Hoje, temos 12 programas de pós-graduação e caminhamos para 14, todos geridos muito bem, com muita seriedade e o Mestrado em Direito Político e Econômico é avaliado com nota 6 na Capes, é um programa de excelência. Aproveito e convido o governador para estar conosco em São Paulo e fazer uma palestra aos nossos estudantes”, ressaltou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Felipe Chiarello de Souza Pinto, também ressaltou o trabalho conjunto das instituições envolvidas no oferecimento do mestrado. “Agradeço a todos. Vamos trabalhar questões fundamentais para as instituições. Temos grandes parcerias que podem, de certa forma colocar algumas linhas importantes dentro do nosso programa de mestrado, entre elas a digital, na qual temos vanguarda, aliás nosso coordenador Diogo Rais trabalha área do Direito Digital e Eleitoral, como também a área de Direito Ambiental, além de parcerias internacionais que facilitam o intercâmbio de estudantes e professores”, destacou.

Presente na cerimônia, a procuradora-geral do Estado (PGE), Ana Carolina Ali Garcia, agradeceu ao governador, aos reitores e à Fundect-MS. “Só estamos aqui porque temos líderes que valorizam a qualificação e apoiam os técnicos. Destaco também a integração e a cooperação entre todos os envolvidos. Queremos um Estado atualizado e qualificado para podermos auxiliar as secretarias, autarquias e fundações. Após a conclusão desse programa, com certeza entregaremos à sociedade políticas públicas mais efetivas”, falou.

“É com muita satisfação que oferecemos todo o aporte de recursos da Fundect nessa parceria. Tenho a certeza que a sociedade, o cidadão é quem mais ganha com isso. O mestrado é um dos principais do país. Parabéns a todos, agradeço a todos por estarem conosco nessa iniciativa”, disse o diretor-presidente Marcio de Araújo Pereira. A Fundação irá investir R$ 2,2 milhões no oferecimento do programa.

A cerimônia também contou com a presença do coordenador do Mestrado na UPM Diogo Rais, da diretora da Escola da PGE Ludmila dos Santos Russi, dos procuradores-gerais adjuntos do consultivo Ivanildo Silva da Costa e do contencioso Márcio André Batista de Arruda, do diretor científico, do diretor administrativo e do coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Fundect-MS Nalvo Franco de Almeida Junior, Jaime Pimentel e Fabio Edir dos Santos Costa.

Texto e fotos: Vanessa Amin