Instituição recebe homenagem por ações de incentivo à doação de sangue

A Rede Hemosul e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul homenagearam empresas e instituições do Estado comprometidas com a doação de sangue e medula óssea, concedendo o Selo Conexão Hemosul. Esta é a segunda etapa da premiação, e a UFMS foi contemplada nas categorias Campanhas e Instituição Multiplicadora, pelas ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue e pela oferta de informações a respeito de doenças que acometem o sangue.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que a Universidade é parceira da Rede e incentiva campanhas de doação de sangue que envolvem estudantes, servidores e colaboradores, tanto durante a recepção institucional quanto em outras ocasiões do ano, na Cidade Universitária e nos câmpus. “A nossa intenção é estreitar cada vez mais a nossa parceria com o Hemosul, esse importante órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, para que a gente contribua ainda mais com suas ações extremamente relevantes”.

O programa Selo Conexão Hemosul teve sua primeira edição no ano passado, e reconheceu 25 empresas e demais órgãos que firmaram parcerias com a Rede. Neste ano, outras 13 empresas e instituições integraram o grupo de parcerias na capital, e a UFMS, o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e o Câmpus de Coxim (CPCX) receberam os selos pelo engajamento na causa.

O PET Educação Física recebeu o selo pela ação PET Sangue Bom, que teve sua primeira edição em 2015, e recebe apoio de outros grupos PET da Cidade Universitária dos cursos de Computação, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física e Zootecnia da Cidade Universitária; Engenharia Florestal, do Câmpus de Chapadão do Sul; Pedagogia e Ciências Sociais, do Câmpus de Naviraí; e Enfermagem do Câmpus de Três Lagoas. Com 10 edições desde então, o Programa se dedica a contribuir com o Hemosul, realizando atividades de conscientização e incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

A diretora do CPCX, Silvana Zanchetti explica que a doação de sangue é um tema levado a sério pelos estudantes. “A parceria com o Hemosul é extremamente importante para a nossa comunidade universitária, a qual destaco que, os estudantes do curso de enfermagem participam ativamente das campanhas de doação de sangue e do cadastro de medula óssea, ainda, contribuem com as ações realizadas pelo Hemosul de Coxim, auxiliando os trabalhos de coleta. Os demais cursos aderiram às campanhas e formalizaram em seus Projetos Pedagógicos como atividades complementares, portanto, é um incentivo à doação de sangue. Enfim, as ações do Hemosul envolvem toda a comunidade do Campus Coxim, que apoia e divulga as campanhas em toda a região”.

“Quero agradecer imensamente o Hemosul pela parceria, agradecer imensamente o Instituto Sangue Bom pela parceria também com eles e agradecer a nossa comunidade universitária, tanto estudantes quanto servidores e terceirizados, que têm participado ativamente e sempre com muito sucesso das campanhas e ações que nós fazemos junto com o Hemosul”, encerra o pró-reitor.

Texto: Agatha Espírito Santo

Fotos: Álvaro Herculano e arquivos PET Educação Física e Câmpus de Coxim