Instituição que atende crianças e adolescentes recebe doações arrecadadas na campanha Eu Respeito

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social receberam doações de roupas, sapatos e alimentos não perecíveis nessa sexta-feira, 14, na Cidade Universitária. Os itens foram arrecadados durante a recepção institucional, como parte das atividades da Campanha Eu Respeito do mês de março, que teve como tema A Renovação.

O Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Cica), que atende diariamente 260 crianças e adolescentes, foi a instituição escolhida, dentre as que estão cadastradas junto à Universidade.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza,  explicou que as arrecadações foram feitas durante todo o mês de março, principalmente por estudantes recém-ingressantes na UFMS. “Essa campanha de doação de livros, roupas e alimentos faz parte de uma conscientização de que vivemos em uma comunidade de estudantes, docentes e técnicos, que também podem ajudar outras pessoas de outras comunidades, que não apenas a da Universidade”.

As doações foram feitas em todos os câmpus, e favoreceram entidades de suas respectivas cidades.

Segundo o pró-reitor, os livros que foram arrecadados vão para o Clube de Leitura, fortalecendo a comunidade interna e facilitando o a criação do hábito da leitura, do compartilhamento de livros e do crescimento pessoal e intelectual. “Eu gostaria de agradecer imensamente às pessoas que se sensibilizaram com a nossa campanha, que trouxeram a sua doação. Primeiro, nosso muito obrigado, e segundo, tenham certeza que essas doações estão beneficiando outras pessoas da nossa comunidade próxima”, encerra o pró-reitor.

Trabalho gratificante

O Cica atua em Campo Grande desde 1998, com o objetivo de contribuir na formação educacional e social de crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, criando mais oportunidades para melhoria da qualidade de vida. Trabalhando na entidade há oito anos, Sérgio Luís, que foi o responsável por retirar as mais de 15 caixas de doações na Cidade Universitária, explica que a sensação de atender os pequenos é gratificante.

“Eles começaram há 25 anos, e atendiam só aos sábados, depois conseguiram mudar para a semana, mas atendiam apenas 30, 40 crianças na época. Com o tempo conseguiram aumentar, e hoje atendem 260 crianças”, conta Sérgio. O atendimento é feito de segunda à sexta, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e o local oferece oficina de circo, reforço escolar, contação de histórias, musicalização, artes, esportes, recreação, além de três refeições diárias.

As roupas doadas são destinadas às crianças e aos jovens que não têm condições financeiras, caso sobrem itens de vestuário, Sérgio explica que eles são guardados para que, futuramente, possam ser vendidos em um bazar para arrecadação de dinheiro. Os alimentos entram nos preparos diários das refeições na instituição, que se preocupa em oferecer qualidade e saúde em cada prato oferecido. Para fazer doações ou trabalhar como voluntário no Cica, basta entrar em contato pelo telefone (67) 3387-9627, e a instituição fica na Rua Nair Alves e Castro, 113, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande.

Texto e fotos: Ágatha Espirito Santo