Inscrições para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto encerram amanhã (1)

Até 1º de outubro, estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS podem se inscrever em processo seletivo para mobilidade acadêmica na Universidade do Porto (u. Porto), em Portugal. Os selecionados podem cursar até um semestre em 2022.

Há vagas para nove áreas do conhecimento: Arquitetura, Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências Biomédicas. A estudante Gabrielly Carvalho Alves está no 10º semestre do curso de Direito do Campus de Três Lagoas (CPTL) e fez um período na Universidade do Porto, cursando as disciplinas de Economia Política, Ciência Forense, Economia Regional e Urbana, e Direito Internacional Público.

“Acredito que fazer essas disciplinas foi essencial para minha formação acadêmica, principalmente em relação a obtenção de conhecimento sobre o ensino e a prática da minha profissão em outro país. Posso dizer que este intercâmbio foi essencial na minha vida, não consigo mensurar o quanto sou grata por esta oportunidade, pois eu me redescobri, cresci enquanto ser humano, conheci novas pessoas e novas culturas, e hoje sei o que quero seguir de carreira, que é Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Humanitarismo. Hoje enxergo que tenho capacidade de conseguir um mestrado no que sempre sonhei e estar em Portugal está me oportunizando construir minha carreira”, declara. “Ademais, esta mobilidade me oportunizou palpar realidades antes inimagináveis, assim que finalizar a graduação e entregar meu TCC, vou me inscrever na Cruz Vermelha e tentar fazer mestrado em Humanitarismo”.

Para se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais e estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação durante o período de aceite e mobilidade em Porto. Também é necessário ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária do curso até a inscrição. Outro requisito é apresentar Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 6,5, caso seja acadêmico de graduação. Os estudantes também devem assumir gastos com a obtenção do visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguros internacionais e ter condições de se manter no país.

Os procedimentos para a candidatura, bem como outras informações estão disponíveis no edital (confira aqui).

Texto: Vanessa Amin