Prazo para se inscrever no Exame encerra-se às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 23. As provas devem acontecer em novembro.

Inscrições para Enem terminam hoje

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 23 de maio. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que adota as notas do Enem como critério para ingresso na Instituição. As notas do Enem 2014 são necessárias para o ingresso na Universidade em 2015.

Nesta edição, o exame terá novidades na acessibilidade e segurança, segundo o Ministério da Educação (MEC). Uma das novidades é a revista eletrônica, por meio de detector de metais, nos dias e locais de prova.

O ministro da Educação, Henrique Paim, ressaltou o caráter inclusivo do Enem e o fato de o bom resultado no exame gerar um caminho de oportunidades para os participantes. Sabemos o quanto o Enem é importante para o país. Ele abre portas, afirmou. A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Acessibilidade A partir desta edição, o hotsite do Enem vai oferecer o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos.

O Enem está preparado para atender toda a diversidade de estudantes que procuram uma oportunidade, destacou o presidente do Inep, Chico Soares. Aqueles que necessitarem de atendimento específico ou especializado devem fazer o pedido no ato da inscrição.

Isenção Alunos da rede pública de ensino e candidatos que se declarem financeiramente carentes estão isentos da taxa de inscrição. Para os demais, o valor permanece o do ano passado (R$ 35) e deve ser pago até o dia 28 próximo.