Estudantes negras e negros têm novo prazo para se inscrever em bolsas permanência, até 16 de abril. O benefício será destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na Cidade Universitária e nos Câmpus do Pantanal, Três Lagoas e de Aquidauana. São 19 vagas, sendo 11 para graduação, e oito distribuídas entre cursos de mestrado e doutorado, escolhidas pelo Carrefour Comércio e Indústria, em função do processo nº 23104.005154/2023-30. O público-alvo da ação são estudantes negras e negros, em áreas de conhecimento que, historicamente, tenham baixa representatividade da população negra.
As bolsas serão destinadas aos estudantes que estejam entre o primeiro e o penúltimo semestre dos cursos de graduação e pós graduação, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, que tenham feito o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral, e que estejam habilitados no processo de heteroidentificação. Caso o estudante esteja cadastrado no Programa do Governo Federal, é necessário manter o perfil atualizado e ter o Cadastro Único.
A chefe da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas da UFMS, Mirella Villa da Fonseca, comenta que as ações afirmativas têm o objetivo de promover a inclusão de populações que foram privadas do acesso a oportunidades. Essas medidas impactam positivamente na vida dos estudantes, seja no reconhecimento do potencial para exercer a cidadania, no fortalecimento legal da cultura e valorização à sua continuidade, seja no combate ao preconceito e tentativas de extinguir o racismo.
“Sabemos que as ações afirmativas visam promover igualdade de acesso a oportunidades. Porém, muitas vezes são vistas como uma forma de privilégio. É preciso quebrar esse paradigma e ampliar o conceito de que as ações afirmativas são importantes mecanismos para a ampliação da mobilidade social ascendente. Elas permitem que se abrevie o processo de participação na sociedade, garantindo que as opções de indivíduos de determinados grupos sejam fruto de sua escolha e seu potencial, e não de suas circunstâncias. O ideal é que não necessitássemos de ações afirmativas, e a promoção dos direitos civis, a emancipação material e a valorização de patrimônio cultural fossem naturalmente estabelecidos”.
Na Cidade Universitária, são sete vagas para os cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Odontologia. No Câmpus do Pantanal, os cursos de graduação em Administração e Ciências Biológicas ofertam duas vagas. No Câmpus de Três Lagoas, são ofertadas também duas vagas nos cursos de Administração e Direito.
Entre as vagas para estudantes da pós-graduação, são oferecidas seis nos Mestrados em Administração, Ciências dos Materiais, Comunicação, Educação, Enfermagem e Filosofia, da Cidade Universitária. O Mestrado em Estudos Culturais, do Câmpus de Aquidauana, abre uma vaga, e o Doutorado em Administração também uma vaga.
A diretora de Inclusão e Ações Afirmativas, Luciana Contrera, explica que a UFMS inscreveu todos os cursos de graduação e pós-graduação no edital de chamamento público para ações afirmativas em 2022. “Após a inscrição, os cursos foram habilitados e passaram por uma banca de seleção que levou em consideração alguns critérios”, reforça.
Dentre os principais critérios, estavam a região e a sub-representação histórica da população negra em alguns cursos. Ou seja, foi observado como os recursos eram distribuídos, dando ênfase às localidades com alta presença de pessoas negras e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Com o objetivo de ampliar o número de profissionais negros em áreas como Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia, Engenharias, Direito, Comunicação, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Administração e Arquitetura e Urbanismo, a banca fez a seleção.
Cadastro e divulgação do resultado
Os interessados devem realizar o cadastro no página do Sigproj até o dia 16 de abril, preenchendo a Ficha de Inscrição do Edital e anexando os documentos solicitados. Caso o estudante não tenha sido submetido ao processo de heteroidentificação na Universidade, precisa enviar uma autodeclaração junto com link de foto e vídeo no momento da inclusão dos anexos.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 19, e o principal critério utilizado serão os indicadores de renda per capita.
O benefício será pago semestralmente, com valores mensais, sendo renovado até que o estudante tenha concluído o curso de graduação ou de pós-graduação.
Confira o edital:
EDITAL (PROAES_PROGRAD_PROPP_RTR) n 10, de 11-04-2023.Texto: Agatha Espírito Santo
