Inscrições no Sisu começam hoje

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam ingressar nos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) já podem efetuar a inscrição no portal sisu.mec.gov.br. Neste processo, a UFMS está oferecendo  1.079 vagas em 111 cursos distribuídos na Cidade Universitária e nos câmpus.

“A nossa Universidade é inovadora, reconhecida internacionalmente, tem excelentes professores e uma ótima estrutura. Para os estudantes, é um sonho estudar na UFMS”, ressalta o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso de Araújo, Ele explica que a Universidade disponibilizou 20% do total de vagas para ingresso via Sisu.

Só podem se inscrever no Sistema os estudantes que prestaram o Enem 2021, que não tenham tirado nota zero na Redação e nem participado como treineiros. É importante lembrar que o acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado agora com o login único do governo federal, por meio de uma conta gov.br (para fazer sua conta clique aqui).

O diretor recomenda que os interessados fiquem atentos ao cronograma em relação às inscrições e também para a chamadas. “A UFMS vai realizar as convocações dos selecionados pelo Sisu posteriormente”, afirma. No momento da inscrição, o candidato escolhe até duas alternativas de curso. É possível alterar suas opções durante as inscrições. Para concorrer à vaga, o candidato deve estar dentro da nota de corte do curso escolhido.

É preciso estar atento ao fato de que, se for aprovado em sua 1ª ou 2ª opção, o selecionado só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, caso não faça, também não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. Para participar da lista de espera, o participante deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição. É importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula. Saiba como se inscrever clicando aqui.

O MEC disponibilizou um formulário para que os interessados possam enviar suas perguntas. Se ainda tiver dúvidas também pode ser feito contato pelo telefone 0800-616161.

Acesso à UFMS pelo Sisu

Os cursos e vagas disponíveis na UFMS podem ser consultados no Termo de Adesão, no portal ingresso.ufms.br/sisu. Há oportunidades para ampla concorrência e também para as vagas reservadas. O ingresso será no primeiro semestre de 2022, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) ofertados em Campo Grande, que terão a seleção e a matrícula em fevereiro, mas o ingresso será no segundo semestre.

Na UFMS, o resultado da chamada regular do Sisu 2022 deve ser divulgado em 22 de fevereiro. O período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados junto à Universidade está previsto para 23 de fevereiro a 8 de março.

Texto: Vanessa Amin/Mylena Rocha