Inscrições abertas para transferência externa, refugiados e portadores de diploma

Estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior, portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar e portadores de diploma de graduação têm até 5 de janeiro de 2026 para se candidatarem às vagas ofertadas em cursos de graduação da UFMS. São mais de 20 cursos presenciais ofertados e as inscrições são realizadas de forma on-line e gratuita, por meio desta página. 

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho, explica que as vagas ofertadas neste processo seletivo são baseadas na análise de estudantes ativos de cada curso. “O levantamento é feito de acordo com as ocorrências apresentadas no Sistema Acadêmico e com a quantidade de estudantes efetivos no curso em todo o seu período de duração. Desse levantamento, observa-se quantos estudantes deveriam estar no curso e quantos atualmente estão. A diferença é o que chamamos de vagas ociosas”.

A distribuição das vagas será destinada, primeiramente, para transferência de estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior, com prioridade para estudantes matriculados no curso de mesmo nome ao qual pretendem se transferir, em seguida para o mesmo curso, mas diferentes modalidades e cursos de mesma área do conhecimento, respectivamente. Caso ainda existam vagas remanescentes, serão ofertadas para estrangeiros portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar. Por fim, para portadores de diploma de graduação.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 12 de janeiro. O pedido de recurso administrativo deve ser feito até três dias depois da divulgação do resultado preliminar. O resultado final e a convocação para matrícula estão previstos para 16 de janeiro. Todos os resultados serão publicados aqui.

Para mais informações sobre o processo de inscrição e documentos necessários, acesse o edital completo neste link.

Texto: Brunna Brondani, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica, sob supervisão de Heloísa Garcia