Inscrições abertas para fomento de ações de cultura, esporte, danças e lutas

Ações de cultura, esporte, danças e lutas têm a oportunidade de receber recursos para contribuir com sua realização. As inscrições estão abertas até 31 de maio e devem ser feitas pelo site sigproj.ufms.br. Serão considerados projetos e cursos artísticos e modalidades esportivas e de práticas corporais.

De acordo com o pró-reitor Marcelo Fernandes, os editais são voltados para todos os professores, técnicos-administrativos ou até mesmo estudantes que têm interesse no fomento ao esporte e cultura, e enxergam possibilidades de desenvolvimento de ações nessas áreas, desde que possuam expertise para tal.

“Apenas ações de dança e lutas podem ser coordenadas e executadas por servidores que não têm formação em Educação Física, que têm só esse interesse e conhecimento.  Já no caso das ações de esporte propriamente ditas, esportes tanto da área de saúde quanto de rendimento e recreação, existe uma demanda por coordenação de profissional formado na área, então nós precisamos de um bacharel em Educação Física coordenando a ação ou pelo menos que existe um profissional com essa formação como responsável técnico na proposta”, explica.

O mesmo vale para as propostas de cultura. Para que a submissão tenha chance de aprovação, é necessário que pessoas coordenando e/ou participando do projeto tenham conhecimento específico. “Você vai fazer um projeto de circo, você tem que ter alguém que conheça circo ou você tem que ter conhecimento do mundo do circo para você poder desenvolver a ação com a qualidade que a Universidade tem imprimido no seus projetos”, exemplifica Marcelo.

O pró-reitor ressalta a facilidade e rapidez da inscrição, e relata que o cronograma está planejado de maneira que todos tenham bolsistas e as ações acontecendo o mais rápido possível. O resultado final do processo seletivo será divulgado até 16 de junho.

Os candidatos também devem se atentar ao informar os insumos que serão necessários para a realização das ações, como equipamentos, cordas para instrumentos musicais, tecidos para confecção de figurinos, entre outros.

Confira abaixo os editais completos:

Download (PDF, 567KB)

Download (PDF, 500KB)