Iniciativa “Catalisa ICT” busca projetos inovadores de pesquisa para fomento

Mestrandos, doutorandos, mestres e doutores podem se inscrever para participar do Catalisa ICT, iniciativa criada pelo Sebrae para aproximar a academia e o mercado por meio da oferta de capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial para os pesquisadores selecionados.

“Considero esta iniciativa de suma importância para o estímulo à inovação. O conhecimento e tecnologias gerados nas universidades devem ser introduzidos no ambiente produtivo e social para que de fato se efetive a inovação”, afirma Vilma dos Santos Ramos, administradora da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação da Aginova.

Segundo Vilma, o Catalisa ICT contempla todas as etapas necessárias para que isto aconteça, “ou seja, desde a definição do objeto da pesquisa até a introdução da tecnologia no mercado, seja por meio da criação de uma empresa pelo próprio pesquisador, seja pela transferência para uma empresa existente”, complementa.

As inscrições no edital nacional para seleção de pesquisas com potencial de inovação vão até 24 de janeiro. Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsa concedida ao pesquisador que apresentou a proposta selecionada, bolsa auxiliar e recursos de custeio.

“A minha opinião como professora e pesquisadora é que este é um edital muito interessante e tem uma finalidade que para a gente é muito importante, que é aproximar a academia ao mercado, fazer com que nossos conhecimentos tecnológicos produzidos dentro da Universidade se transformem em inovações tecnológicas de fato, que o que a gente faz dentro da Universidade vá para a sociedade em forma de um produto, um processo… e que isso chegue às indústrias e fábricas, e ao chegar no mercado gere empregos, retornos”, declara a professora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

O pesquisador poderá propor mais de uma pesquisa neste edital, mas será considerada apenas a melhor pesquisa classificada dentre as selecionadas. A avaliação seguirá cinco critérios: Potencial de Impacto Econômico (peso 30%), Grau de Inovação (peso 25%), Potencial de Impacto Socioambiental (peso 20%), Viabilidade Técnica (peso 15%)  e Formação e trajetória do pesquisador (peso 10%).

Acesse sebrae.com.br/catalisa para mais informações.

Texto: Leticia Bueno