Novos prédios foram inaugurados hoje (3) pela manhã na Cidade Universitária pela Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira. As novas instalações contemplam toda a comunidade com um complexo multiuso; a formação permanente de professores, com um centro especialmente construído para este fim; a formação de médicos com um novo bloco com salas de aula; e as diversas formações em Ciências Humanas e Sociais da UFMS com um laboratório também multiuso.
A Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, lembrou que a gestão do prédio do Centro de Formação de professores tem sido feita desde o início de 2009 e por isso é uma grata satisfação entregar o espaço finalizado. “O local será ímpar e significativo para o fortalecimento da formação acadêmica e ainda da formação continuada de professores da rede pública e trouxe o resgate da autoestima dos docentes e alunos das licenciaturas, que inclusive são maioria na Universidade. Já adquirimos
todos os equipamentos e mobiliário para este prédio, devem ser entregues a partir do próximo ano”, afirmou.
Sobre a entrega também das outras construções, disse serem resultado de muito esforço de todos que de alguma maneira estiveram envolvidos nesses projetos e ressaltou que em sua gestão contou com profissionais eficientes e dedicados. “Agradeço por me acompanharem na jornada e missão de formar cidadãos de bem e parabenizo por tantas conquistas.
Minha administração teve como uma de suas prioridades a modernização e o aperfeiçoamento da
infraestrutura existente. Desde 2009 foram construídos em nossa Universidade um total de 62 mil m² que correspondem a um investimento de aproximadamente 100 milhões de reais, somente com obras. Investimos na renovação e modernização da rede elétrica, da rede de transmissão de dados,
adquirimos novos equipamentos para suprirmos os laboratórios de pesquisa. Também propusemos e viabilizamos a renovação da frota com a aquisição de veículos novos e aproximamos os câmpus tanto com a modernização da infraestrutura de comunicação via internet quanto com a aquisição desses automóveis”, pontuou.
Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Yvelise Maria Possiede a inauguração do
Centro de Formação de Professores representa a realização de um sonho de toda a comunidade envolvida nas licenciaturas. A professora lembrou a importância da criação da Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores (CFP) e do esforço da professora Edna Scremim Dias, chefe da coordenadoria, e de sua equipe para a viabilização do espaço.
O Diretor da Faculdade de Medicina (Famed), professor Wilson Ayach, afirmou que a infraestrutura é fundamental para toda a instituição, por isso receber o novo prédio para o curso de Medicina será muito útil para a continuação da formação de recursos humanos e médicos para a sociedade sul-mato-grossense. “Certamente estamos na universidade que mais forma médicos no estado e receber esse prédio aumenta também nossa responsabilidade, precisamos aprimorar o processo pedagógico do curso e espero que sejamos sábios para dar destinação adequada a este espaço. Agradecemos também à gestão atual pelos esforços que têm sido feitos ao longo desses oito anos para adequar o curso às exigências do Ministério da Educação”, afirmou.
As inaugurações prosseguiram na parte da tarde, a partir das 15h. Foram inaugurados o novo prédio para o Curso de
Música, que fica próximo à Unidade XI com entrada pelo Lago do Amor; uma nova Unidade para o Instituto de Química (Inqui), com salas de aula, salas para professores e laboratórios; um Laboratório de Tratamento de Resíduos também no Inqui e a Unidade de Processamento de Alimentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
“É um grande momento receber um prédio como esse, porém o mais importante foi a crianção do Instituto de Química que mudou de forma signififativa o funcionamento dos cursos de gradução e pós-graduação em Química”, disse o diretor do INQUI, professor Lincoln Carlos de Oliveira.
