O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) realizou na manhã desta terça-feira (19/12), no Centro Cirúrgico, a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após o procedimento ficar suspenso no Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos.
A paciente, Edilúcia Carvalho Silva, 49 anos, diabética, hipertensa e que estava com 142kg, se recupera bem após o procedimento, que levou aproximadamente 40 minutos. A paciente ficou três anos aguardando a cirurgia bariátrica pelo SUS no Estado de São Paulo e mais três anos esperando na fila em Mato Grosso do Sul.
“Eu tenho dois netinhos pequenos, de 3 e 4 anos, e eles querem brincar, correr, e eu não consigo. Depois da cirurgia minha qualidade de vida vai melhorar muito. Estou realizando um sonho e agradeço muito toda a atenção que recebi da equipe do Hospital Universitário”, afirma Edilúcia.
A previsão é que a paciente receba alta na quarta-feira (21/12), por volta das 13h.
O procedimento foi realizado pela equipe do cirurgião e presidente da regional de Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Wilson Cantero, pela chefe do Setor de Enfermagem do HUMAP-UFMS, Anna Charbel, e equipe composta por auxiliar de cirurgia, anestesista, endocrinologista, enfermeiros e auxiliares.
“A cirurgia transcorreu com muita tranquilidade e estamos muito felizes de poder proporcionar este serviço à população que necessita do SUS e que pode ganhar muita qualidade de vida com as cirurgias bariátricas”, salienta Wilson Cantero.
Em Campo Grande são realizadas, em média, 60 cirurgias bariátricas por mês em clínicas particulares, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, 90 pessoas já estão na fila aguardando pela realização da cirurgia bariátrica e outras 390 pessoas aguardam consulta pelo SUS para avaliar a necessidade da cirurgia.
