Humap-UFMS Ebserh inaugura Central de Vácuo Clínico

Foi realizada na manhã de ontem, 30, a solenidade de inauguração da Central de Vácuo Clínico no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS Ebserh). A nova obra irá atender aos leitos do Pronto Atendimento Médico, das UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, da Unidade Coronariana, da enfermaria da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.

“É de fundamental importância ter uma rede de vácuo clínico dentro do hospital totalmente equipada e interligada com os nossos CTI Adulto, Infantil, a Unidade Coronariana e as demais clínicas. A rede de vácuo vai impedir contaminações áreas e por contato com os pacientes, dando segurança ao nosso paciente de CTI que está intubado”, explica o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva.

Durante a cerimônia, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, parabenizou a equipe do Humap e a rede Ebserh. “A central de vácuo clínico é uma obra sonhada a muito tempo, parabenizo pela garantia da segurança dos nossos pacientes do hospital, é assim que se faz, com simplicidade, gestão e governança, nós vamos ter um hospital de qualidade e cada vez melhor, um país cada vez mais eficiente e compromissado com suas missões institucionais”.

Foram instaladas duas bombas de vácuo, com filtros bacteriológicos, responsáveis pela aspiração da secreção de pacientes internados. A estrutura tem capacidade para atendimento de todo o hospital. De acordo com o chefe do Setor de Infraestrutura Física do Humap, Diego Moraes, com a Central de Vácuo Clínico, a equipe assistencial terá a oportunidade de conectar o sistema ao lado do paciente para que a sua secreção seja coletada por sucção. “Isto protege a equipe assistencial ao redor e evita que qualquer secreção possa ir para o ambiente, suspensa no ar. Então a gente tem essa possibilidade de atender no normativo da vigilância sanitária com um sistema muito moderno e eficiente”, destaca.

A Central de Vácuo Clínico está localizada no pátio externo do Hospital Universitário, próximo à Unidade Coronariana. A obra contempla ainda a construção do abrigo, da instalação de centenas de metros de rede de distribuição e também de pontos de consumo nos setores. A Central de Vácuo clínico é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está de acordo com Resolução nº 50 de 2002 sobre Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Para mais detalhes, a cerimônia de inauguração da nova obra do Humap foi transmitida ao vivo pela página do Humap-UFMS Ebserh no Facebook.

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo na Agecom)

Fotos: Leandro Benites