Humap-UFMS/Ebserh celebra o Dia Internacional da Mulher

Com o tema “Para elas que pilotam a própria vida, nem o céu é o limite” a data foi comemorada de forma inusitada

Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições sociais, econômicas, de oportunidades equiparadas às dos homens.

Atualmente, aproximadamente 80% do quadro de colaboradores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) é composto por mulheres, um número bastante significativo.

Para celebrar a data, o hospital criou uma campanha com o tema “Para elas que pilotam a própria vida, nem o céu é o limite”, com a imagem de uma mulher piloto de avião nos anos 50. Baseada nessa arte, a ação em homenagem foi toda voltada a elementos relacionados à aviação. Foi colocada uma faixa na entrada principal do Humap, cartazes afixados nos murais de vidro e cards enviados para os e-mails institucionais e postados nas redes sociais. Além disso, colaboradoras vestidas de piloto percorreram todo o hospital distribuindo cartões, bombons, frases motivacionais surpresa retiradas de uma caixa e aviões de papel. Foi colocado um painel com estampa de céu e nuvens no corredor principal para que os aviões fossem colados no mesmo, após as colaboradoras decorarem eles. A repercussão da ação foi bastante positiva.

“Foi muito inusitado e criativo. Nos sentimos muito bem representadas e homenageadas”, disse a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, a enfermeira Simone Crispim.

Diversas chefias também entregaram mimos em homenagem a suas colaboradoras.

“A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Hoje nossa maior força de trabalho no Humap vem das mulheres, pois elas são a maioria em nossa instituição. Toda nossa admiração e respeito por elas, não só hoje, mas todos os dias”, ressalta o superintendente Cláudio César da Silva.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Humap-UFMS/Ebserh