Humap promove Semana da Espiritualidade no Trabalho

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh ) realizou a Semana da Espiritualidade no Trabalho. “Uma semana de reflexões e estímulos para uma vida mais altruísta e comprometida com o bem-estar de todos. A programação foi incrível com palestras, música, arte, floralterapia, círculos de orações, valorização do meio ambiente, práticas de doação e solidariedade, exercícios de perdão e gratidão”, explica o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva.

O movimento ocorreu de 12 a 16 de dezembro em diversos locais do hospital. Faixas e cartazes sobre o evento foram instalados em diversos pontos, além da divulgação eletrônica. No dia 12, aconteceu a abertura da Semana do Jardim dos Prematuros com bênçãos e apresentações musicais da Capelã Nilda Maior e do Coral Militar da Capela Nossa Senhoras das Graças e entrega de tsurus com Grupo RIR da UFMS. Também teve aula de yoga com o instrutor Anderson Nantes e palestra com William Carrapateira sobre Espiritualidade e constelação familiar.

Todos os dias foram realizadas vendas das canecas solidárias e da Livrauria, ambas com o objetivo de ajudar em causas animais, cartas aos pacientes, árvore da gratidão, momento de oração e reflexão, leitura de florais com Paula Serafin e projeto Cá entre nós com Ísis Chaves.

No dia 13 e 14, foi estimulado o Dia do Desapego para doações de peças de roupas, calçados, acessórios entre os colaboradores para serem doados para o Brechó da Associação de Amigos do Humap, que realizou duas edições durante a semana. Também aconteceu a palestra Reforma Íntima com Vilma Blanco e a palestra com Flávia Nantes sobre Constelação Sistêmica Familiar, além da aplicação de Okiyome (Luz Positiva) com o Grupo de Saúde Mahikahi.

O Papai Noel visitou o Humap distribuindo latinhas de refrigerante aos colaboradores e entregando presentes aos pacientes pediátricos internados, nos dias 15 e 16. O encerramento da Semana foi realizado no auditório do LAC e contou com uma bênção inicial, apresentação musical, retrospectiva dos últimos cinco anos de gestão, homenagem aos colaboradores falecidos. Ainda teve a despedida do atual superintendente que encerra sua gestão em 31 de dezembro, sorteio de brindes aos participantes e distribuição de cachorro-quente, algodão doce e pipoca.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Texto e fotos: Comunicação Humap-UFMS/Ebserh