Com o objetivo de ampliar o número de cirurgias bariátricas e ajudar a reduzir a fila de pacientes que aguardam por este serviço no estado de Mato Grosso do Sul, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS) assinou termo de cooperação com a Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul – Hospital Regional (FUNSAU-HR) nestasegunda-feira (26/02).
O termo de cooperação, assinado pelo superintendente do HUMAP-UFMS, Cláudio César da Silva, e pelo diretor-presidente da FUNSAU-HR, Justiniano Barbosa Vavas, estabelece a cedência de um profissional do FUNSAU-HR para realização de assistência de alta complexidade a pacientes portadores de obesidade grave, em especial na realização de cirurgias bariátricas.
Em contrapartida, o HUMAP-UFMS se compromete a realizar o atendimento ambulatorial bariátrico de um paciente encaminhado pela FUNSAU-HR semanalmente.
O médico Ruben Alberto de Castro Pinto, que será cedido com carga horária semanal de 12 horas, já realizará a primeira cirurgia bariátrica nesta terça-feira (27/02).
Além das cirurgias, o profissional também ficará responsável pelos atendimentos ambulatoriais de retornos pós-operatórios. A equipe atualmente coordenada pelo médico Wilson Cantero e pela chefe do Setor de Enfermagem, Anna Charbel, se concentrará no atendimento de novos pacientes que estão aguardando por cirurgias bariátricas.
“Esta parceria entre os hospitais é muito boa porque vem de encontro às nossas aspirações de gestores públicos na tentativa de unir esforços para cada um contribuir com o que tem de melhorar para ajudar o outro a melhorar a qualidade e a quantidade de atendimentos em saúde pública”, afirma o superintendente do HUMAP-UFMS, Cláudio César da Silva.
Fonte: HUMAP
