Hospital Universitário recebe reconhecimento internacional por atendimento a pacientes com AVC

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi o único do país a receber o status de platina do Angels Award. A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) já havia sido certificada com o status de ouro em 2022, mas, desta vez, o reconhecimento representa a cobertura maior de atendimentos com qualidade assistencial dos indicadores que são preestabelecidos.

O Programa Angels é uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral (AVC) já existentes e auxiliar na implementação de novos. Em todo o Brasil, são mais de 150 hospitais que participam da iniciativa.

O Angels Award classifica os hospitais como prontos para o atendimento do AVC e aqueles com melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante. Estes hospitais recebem certificados deste status e são reconhecidos nos grandes congressos nacionais e internacionais. “É com grande orgulho que recebemos  a certificação Angels Award Platinum Status, principalmente quando vemos que nossos índices na qualidade de atendimento aumentaram e que se convertem em vidas que foram salvas”, comemorou a superintendente Andrea de Siqueira Campos Lindenberg.

O chefe da Unidade de AVC, Gabriel  Pereira Braga, considera que essa é uma oportunidade de melhorar ainda mais. “Conseguimos evoluir em relação ao último trimestre e agora a meta é alcançar o status diamond”, ressaltou.

Para o enfermeiro Mayk Penze Cardoso, responsável técnico da Unidade de Urgência e Emergência do Humap, o prêmio representa a continuidade do cuidado e da qualidade assistencial na Unidade de AVC. “Esse sempre será nosso principal objetivo enquanto equipe multiprofissional: que o paciente que sofreu um AVC receba os cuidados necessários e otimizados para sua reabilitação clínica e funcional. Portanto, a alimentação dos indicadores que compõem o Registry of Stroke Care Quality, ou Registro de Qualidade do Atendimento ao AVC, se mostrou uma importante ferramenta para alinharmos nossos processos de trabalho e alcançarmos nossas metas. É através desse prêmio que consolidamos e reafirmamos nosso compromisso com os pacientes e a instituição”.

O Humap foi o primeiro hospital público de Campo Grande a estruturar uma linha de cuidado ao AVC e em 2022 foram 536 pacientes atendidos. Também conhecido como derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro em decorrência da obstrução de uma artéria. O AVC pode matar ou deixar sequelas, como paralisias em partes do corpo, problemas de visão, de memória e de fala.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh