Hospital Universitário e PRF recebem álcool produzido na UFMS

A produção de álcool líquido e glicerinado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) continua com a participação de mais de 50 pessoas, entre professores, técnicos, estudantes e voluntários. Na segunda, 6, foram entregues à Polícia Rodoviária Federal e ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) um total de 2.800 litros do material.

Segundo a diretora da Facfan, Maria Ligia Rodrigues Macedo, o intuito é continuar atendendo à demanda mensal do Humap-UFMS e a demandas da comunidade, conforme a disponibilidade de matérias-primas. “Temos material para produzir o álcool 77% e também o glicerinado, que tem efeito semelhante ao do álcool em gel. Ele não é tão gelatinoso como o em gel, mas a produção é mais barata e rápida”, explicou.

“Nas últimas semanas o consumo de álcool multiplicou-se por cinco no Humap-UFMS. Utilizamos o material para desinfetar nossos equipamentos e também utilizam o álcool as pessoas que circulam no hospital. Esse gesto carinhoso, de solidariedade e incentivo da UFMS, por meio da equipe da Facfan, significou muito para todos nós. Foi como se recebêssemos um abraço bem apertado da comunidade universitária, dizendo que reconhecem nosso papel e que estamos juntos nesse combate”, disse o superintendente do Humap-UFMS Claudio Cesar da Silva.

Doações

A diretora da Facfan lembrou que a produção no Laboratório de Técnicas Farmacêuticas (LTF) conta com doações. A PRF doou 1.000 litros de álcool 96% sem impurezas.

“Os interessados em ajudar podem realizar doações por meio da Fundação de Apoio à Cultura e Ensino (Fapec) ou contatar a Universidade pelo e-mail reitoria@ufms.br. Com os recursos poderemos produzir mais álcool e também adquirir mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo”, afirmou.

Funcionamento

O LTF segue produzindo álcool de segunda a sexta-feira, com a colaboração de 50 voluntários e três docentes, entre eles Jesus Amado, que é professor visitante na UFMS e participou da entrega do material ao inspetor Salomão da PRF.

 

 

Texto: Ariane Comineti – Fotos: Unidade de Comunicação Social Humap-UFMS e Laboratório de Tecnologia Farmacêutica/Facfan