O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi reconhecido como Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) Destaque do primeiro semestre de 2025 em Mato Grosso do Sul. O certificado foi entregue na manhã de ontem, 8, durante a divulgação oficial dos destaques da rede estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
O NHE é uma unidade intra-hospitalar responsável pela vigilância, detecção e notificação de doenças e eventos de interesse para a saúde pública. No Humap-UFMS/Ebserh, o núcleo atua por meio de uma comissão ativa, responsável pelo monitoramento contínuo de agravos, pela qualificação das notificações e pela resposta imediata a situações que possam representar risco à saúde pública. O hospital desenvolve sua atuação em articulação direta com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a rede de vigilância e resposta em saúde no ambiente hospitalar.
Para a superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Andrea Lindenberg, o reconhecimento reforça o papel estratégico do hospital na rede pública de saúde. “Esse certificado representa o compromisso diário das nossas equipes com a segurança do paciente e com a qualidade das informações em saúde. É um reconhecimento que fortalece nosso trabalho e nossa responsabilidade com a população”, afirmou.
A avaliação considerou critérios como aperfeiçoamento dos processos de trabalho; oportunidade das notificações; completitude das fichas de notificação; e sensibilidade das ações de vigilância.
Segundo a gerente dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares em Mato Grosso do Sul, Grazielli Rocha, a estratégia fortalece todo o sistema estadual de vigilância. “Essa iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido pelas equipes e incentiva a melhoria contínua das informações estratégicas, fundamentais para a preparação, vigilância e resposta dos serviços hospitalares frente aos agravos e eventos de interesse em saúde pública”, destacou.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS/Ebserh faz parte da Rede Ebserh desde dezembro 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh
