A UFMS e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP/EBSERH), em parceria com o Rotary Club de Campo Grande Universidade, realizaram na manhã de hoje, 21, o plantio de árvores na área interna do hospital, no local denominado
“Jardim do Paladar”.
O plantio de hoje, no dia mundial da árvore, é a primeira etapa do projeto: Jardins Terapêuticos – Formas, texturas e Cores em favor da humanização do Hospital Universitário de Campo Grande, desenvolvido por professores do curso de Arquitetura da FAENG/UFMS.
De acordo com a professora Eliane Guaraldo, do curso de Arquitetura, o projeto tem por objetivo aliar benefícios terapêuticos com a humanização do hospital. “Os jardins são destinados a estimular os sentidos dos pacientes e funcionários, por meio de formas, texturas e cores”, avalia.
Ao todo, o projeto terá 7 espaços de jardins, com o plantio de 92 mudas, frutíferas e ornamentais. “Os jardins vão contemplar os cinco sentidos humanos: paladar, olfato, visão, audição e tato, além do Jardim Sinestésico e do Jardim de Estar, esse último, destinado aos funcionários do hospital”, explicou Eliane.
O Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, participou do evento e do plantio das primeiras mudas. “Parabenizo a iniciativa de todos os envolvidos neste projeto, que permitirá a humanização do hospital com o plantio dessas mudas, que vão, não só embelezar, mas despertar os sentidos dos pacientes e funcionários”, declarou Turine.
A Superintendente do HUMAP, Andréia Antoniolli falou sobre a importância da implantação dos Jardins Sensoriais no Hospital. “A parceria entre a UFMS e o Rotary, num momento onde muito se discute sobre o meio ambiente, é fundamental para promover a reabilitação dos pacientes”, pontuou.
Rildon Vaz, presidente do Rotary Club de Campo Grande Universidade disse que o Rotary procura fazer trabalhos que melhorem a vida da comunidade, e uma das suas frentes é a melhoria da saúde. “Esse projeto vai atender tanto os pacientes, como os servidores do hospital, favorecendo a recuperação dos pacientes”, explicou.
Após a cerimônia de abertura, os participantes plantaram as primeiras mudas de árvores no espaço “jardim do paladar”.








