Homenagens a reitores, servidores e egressos marcam celebração aos 46 anos de Federal

A comemoração aos 46 anos de Federal foi realizada na manhã desta quinta-feira, 3, no Teatro Glauce Rocha, com homenagens a reitores da Universidade com a entrega de títulos honoríficos de Professor de Magistério Superior Emérito, e também de Técnico-Administrativo em Educação Emérito e de Ordem do Mérito de Egresso. A solenidade foi transmitida pela TV UFMS e o evento teve a participação do Conselho Universitário, gestores e diretores das unidades, professores, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados, estudantes, egressos e familiares.

De forma inédita, a atriz campo-grandense Glauce Rocha foi homenageada por meio da exibição do curta-metragem Jardim de Pedra- Vida e Morte de Glauce RochaO documentário foi produzido pela egressa do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) Daphyne Schiffer e por Rodrigo Rezende, com investimentos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Desenvolvido especialmente para a comemoração dos 46 anos, o espetáculo Reverbera, da Sinapse Cia. de Dança UFMS, trouxe uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e foi coordenado pela secretária de Projetos e Eventos Culturais e Artísticos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Mariana Cavalcante, e pelo professor da Faalc William Teixeira, com arte digital desenvolvida pela professora da Faalc Venise Paschoal. O vídeo comemorativo do aniversário de 46 anos de Federal, desenvolvido pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) demonstrou a evolução da Universidade e as lideranças da Instituição.

“Hoje é um dia muito emocionante para todos nós porque comemoramos a vida da Instituição que nos une. É com muita alegria e honra que declaro aberta esta sessão solene de homenagem, em que temos a oportunidade de agradecer a todos que se dedicam à nossa Universidade, a todos que a apoiam e aos egressos de destaque. Começamos a manhã lindamente com esse vídeo falando da atriz Glauce Rocha, que dá nome a esse belíssimo teatro, o melhor de Mato Grosso do Sul, fomos brindados por uma apresentação belíssima dos nossos pesquisadores e estudantes da nossa Universidade e, de maneira muito especial, antes de começarmos essa sessão, vivemos um momento muito emocionante em que tivemos a presença dos reitores e familiares que serão hoje homenageados, em um café na Reitoria. […] É um momento de grande homenagem e de entendimento de que todos somos finitos, de passagem, mas contribuímos imensamente com a nossa Universidade, e que essa finitude nos reverbere à nossa missão. Que tenhamos um excelente momento de congraçamento”, declarou a reitora Camila Ítavo. 

O vice-reitor Albert Schiaveto, que presidiu a Comissão de Análise da Ordem do Mérito de Egressos, cumprimentou e agradeceu a todos os reitores, professores e técnicos-administrativos presentes e declarou felicidade em presenciar a homenagem. “Isso já é uma tradição na UFMS, a cada ano homenageamos os professores e técnicos que fazem a diferença na nossa Universidade. Mas, nós temos um grupo especial aqui que é composto pelos nossos egressos. A Universidade recebe recursos públicos para formar líderes, cidadãos conscientes e profissionais em nível de graduação e pós-graduação. É nossa missão e nossa riqueza. Nossos egressos são nossos trunfos, nossos prêmios que mostramos para a sociedade e eles têm feito a diferença, destacando-se no mercado de trabalho, em concursos, por conta da formação de qualidade que oferecemos”, falou. 

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, destacou que toda esta semana festiva demonstra o amor dos servidores e da gestão pela Universidade. “A UFMS está linda, moderna, estruturada, inovadora e cada vez mais sustentável, mas digo com toda a convicção que a maior missão continua sendo a valorização das pessoas. A dedicação dos nossos servidores, técnicos e docentes, assim como dos estudantes, é que sustenta esse projeto coletivo que chamamos de Universidade pública de qualidade. São vocês que transformam os prédios em espaços de acolhimento, os laboratórios em oportunidades de futuro e as salas de aula em sonhos realizados. A concessão dos títulos que celebramos hoje representa o reconhecimento de cada um de vocês que se dedicam a servir a sociedade, por meio da educação, da pesquisa, da extensão e da gestão pública. É sobretudo um gesto de valorização humana, pois cada nome aqui homenageado é um exemplo de compromisso e amor à missão da UFMS. Dedico um momento especial à memória dos homenageados que infelizmente já não estão conosco, mas que serviram e deixaram um legado imenso de dedicação e amor pela Educação, compromisso com o serviço público e com a UFMS, nosso respeito à memória destes colegas e gratidão aos familiares e amigos que se fazem presentes”, lembrou.  

Representando todos os pró-reitores e diretores, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Dulce Tristão, destacou o crescimento e expansão da Universidade ao longo dos anos. “Na história de seus 46 anos há um processo de evolução pautada na melhoria da gestão, no respeito à comunidade e na participação no desenvolvimento regional e nacional e todos vocês professores, técnicos, alunos e ex-alunos fazemos parte desta história. […] Parabéns a toda a comunidade universitária, a todos que sonharam com a existência de uma universidade, todos que ajudaram e que ajudam a construir essa Universidade, a todos que ajudaram a realizar os sonhos e projetos”, afirmou. 

Reitores 

O título de Professor de Magistério Superior Emérito foi entregue primeiro aos reitores que antecederam a atual gestão. Em nome de João Pereira da Rosa (in memoriam), reitor no período de 1970 a 1978, receberam a homenagem e a filha Maristela Santos Pereira e a viúva Carminda Rodrigues Barbosa Pereira. Em nome de Edgard Zardo (in memoriam), reitor no período de 1979 a 1984, recebeu a homenagem a viúva Maria Lourdes Farias Lopes. Em nome de Fauze Scaff Gattass Filho (in memoriam), reitor no período de 1988 a 1992, receberam a homenagem as filhas Tatiana Gattass e Giuliana Gattass. Em nome de Manoel Catarino Paes Peró, reitor no período de 2000 a 2008, recebeu a homenagem a filha Flávia Corea Paes. Receberam a homenagem presencialmente Jorge João Chacha, reitor no período de 1996 a 2000, e Marcelo Augusto Santos Turine, reitor no período de 2016 a 2024.

A reitora agradeceu a presença de cada um e explicou que a entrega dos títulos será feita posteriormente aos familiares de Jair Soares Madureira (in memoriam), reitor no período de 1984 a 1988; e aos reitores Celso Vitório Pierezan, que esteve à frente da UFMS no período de 1992 a 1996; e Célia Maria Silva Correa Oliveira, reitora no período de 2008 a 2016. “É uma honra poder conversar com cada familiar, com cada reitor e com a primeira reitora da UFMS. Agradecemos muito em nome da nossa Universidade por todo o trabalho e apoio de vocês, os desafios são superados sempre em família, por isso, a todos vocês, nosso muito obrigada”, disse. 

“Numa hora dessas você desliga o cérebro e liga o coração. Hoje, duas coisas importantes aconteceram aqui. A primeira, a história valorizada, isso é importantíssimo. Eu participo da Universidade como reitor numa história recente, 25 anos, recente. Passaram-se 25 anos e me pediram para falar a respeito de todos os representantes de reitores da Universidade. […] Outra coisa importante é a valorização humana, porque prédio, quando você tem dinheiro, você faz em cinco minutos, cinco minutos é exagero, mas você faz. Agora, valorizar o ser humano, aquele que está ali o dia inteiro, isso é muito importante. A Universidade é feita de gente, de pessoas, de criatividade e de doação”, discursou Jorge João Chacha, representando todos os reitores.

Professores, técnicos e egressos

Ao todo, foram homenageados na solenidade 83 servidores indicados por todas as unidades da Administração Central e Setorial e 16 egressos. “É com honra que entrego esses títulos àqueles que alcançaram posições de grande relevância e que deixaram e deixam marcas positivas na nossa Universidade. Esse é um momento muito especial que fazemos em comemoração ao aniversário da UFMS, quem ganha o presente é a Universidade, pela presença e participação de cada um de vocês, que nos abrilhantam a cada dia. Parabéns, somos um time maravilhoso, nossa força reside nas pessoas que compõem a UFMS”, comemorou a reitora. 

Representando todos os professores homenageados, a docente indicada pelo Instituto de Biociências, Maria Rita Marques, disse estar extremamente honrada, emocionada e feliz “Sinto-me completa enquanto pessoa, enquanto profissional, com o que vivenciei hoje. Sinto que posso estender isso a todos os homenageados, porque esse reconhecimento que todos recebemos foi inesperado e uma atitude maravilhosa por parte da Administração, dos nossos colegas e inesquecível. […] A UFMS sempre foi uma grande família. Entrei em 1982, aposentei-me, mas meu coração mora aqui porque eu vi isso aqui crescer e sempre me dediquei com muito amor”, afirmou.

Representando todos os técnicos-administrativos homenageados, a servidora indicada pela Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, Silvia Regina Nascimento Ribeiro, relembrou que há 20 anos falava neste mesmo lugar em sua colação de grau. “A Universidade é minha casa, entrei aqui com 17 anos como acadêmica de Engenharia Civil, me formei em 1992, tive a honra de ser da primeira turma que o professor Robert [Schiaveto] deu aulas. Assim vim e quis o destino que eu estivesse aqui. Duas palavras que definem este momento: amor a esta Instituição e gratidão por tudo que esta Universidade me deu, ela me deu amigos, sabedoria e graças a ela hoje também estou fazendo o mestrado. Então só tenho a agradecer a honra de receber esta homenagem”, falou.

Ao lado do deputado estadual Paulo Corrêa, que recebeu a homenagem em nome de seu filho, Kenneth Coelho Corrêa, a reitora Camila Ítavo pediu para os egressos lembrarem-se sempre da UFMS com orgulho. “Vocês são a semente que a gente planta e que germina e nos dá muito orgulho. Agradeço a contribuição para a divulgação do conhecimento científico, tecnológico e cultural, em suas respectivas áreas do conhecimento. […]. Parabéns a todos e que continuem brilhando muito, levando o nome da Universidade no coração e na memória”, desejou.

O auditor fiscal e delegado adjunto da Receita Federal, Henry Tamashiro Oliveira, representou os contemplados com o título da Ordem do Mérito de Egresso e relembrou sua trajetória como estudante de Ciência da Computação. “A gente almoçava no restaurante universitário, jogava bola no Morenão, estudamos no ‘shopping’ com os outros cursos. Inclusive, a minha esposa, que é professora aqui também, eu conheci no curso de Ciência da Computação. Meus dois filhos estudaram e estudam aqui. A UFMS é uma casa pra gente, realmente. […] Estou honrado em estar junto com outros ex-alunos, egressos. Tenho certeza que a UFMS ainda vai formar muitas pessoas que vão espalhar essa energia para o mundo. Tenho colegas que trabalham na Microsoft, na Oracle, no mundo inteiro representando a nossa UFMS. Ao meu lado na Receita, temos três auditores fiscais formados na UFMS. Que continuemos mostrando pro mundo o quanto a Universidade é importante e que ela tenha muitos recursos e consiga honrar o esforço dos professores, dos técnicos e dos alunos. Que a UFMS tenha sempre muito sucesso”, desejou.

Além das pró-reitoras da Progep e da Propp e do reitor Jorge João Chacha, participaram da solenidade os pró-reitores de Administração e Infraestrutura (Proadi), Hércules da Costa Sandim; de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira; de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla; de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), Vivina Sol; representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Fabrício de Oliveira Frazilio, a diretora de Pós-graduação, Caroline Spanhol; o reitor da UFMS no período de 2016 a 2024, Marcelo Turine; o desembargador Marcelo Câmara Raslan; a superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Andrea Campos de Siqueira Lindemberg; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de MS, João Paulo Pinheiro Bueno; a secretária de educação no município de Coxim, Marly Nogueira, representando o prefeito Edilson Magro; o diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Marcos Vinicius Coelho; o presidente da Associação dos Docentes da UFMS (Adufms), José Roberto Rodrigues de Oliveira; a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul (Sista-MS), Adriane Maier.

 

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin

Fotos: Thalia Zortéa, Heloísa Garcia e Alíria Aristides