Gustavo Penha toma posse para mais quatro anos na direção da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação

Nesta segunda-feira, 26, a reitora Camila Ítavo deu posse ao professor Gustavo Penha ao cargo de diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) para o período de 2025 a 2029. A cerimônia foi realizada no auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira, localizado no setor 3 da Cidade Universitária, e contou com a presença dos pró-reitores, diretores de agências e de unidades setoriais, coordenadores de cursos da Faalc, professores, estudantes e técnicos.

Durante a solenidade, a reitora destacou a importância da união e do trabalho coletivo para enfrentar os desafios da gestão universitária. “A gente não faz nada sozinho. A vida é a arte do encontro. Quando a gente se encontra, quando a gente verdadeiramente é, quando a gente verdadeiramente sente, quando a gente verdadeiramente trabalha em prol da Instituição, quando a gente verdadeiramente se coloca, não há desafio que a gente não possa superar”, ressaltou. “Cada um tem o jeito de pensar, o jeito de ser, mas se nós nos unirmos nesse encontro, nós seremos imbatíveis nos desafios. […] A gente precisa buscar nessa fortaleza da diversidade, na diferença de ideias e opiniões, mas com muito respeito, com afeto e com união, algo que a gente pode construir numa Universidade diferente”.

“Nós, enquanto Universidade, devemos ser o farol para mostrar o que é fazer uma política institucional, porque terminado isso, nós estamos juntos para sempre. A gente tem que mostrar isso, cuidar com as palavras, cuidar com a responsabilidade do que a gente diz, de como a gente se coloca. Um gestor ou uma gestora, em diferentes escalas, pode tanto adoecer toda a equipe, como a gente pode iluminar os talentos. Esse é o convite que faço aqui para todas as coordenadores e coordenadoras, para todos os gestores da Faalc, que a gente possa iluminar”, afirmou Camila.

O professor Gustavo Penha já atua como diretor da Faalc desde 2021 e totalizou 62% dos votos válidos durante a consulta à comunidade universitária, realizada pelo sistema e-Votação no dia 3 de abril. “Muita alegria de poder ajudar nessas áreas tão importantes para a Universidade, áreas críticas, criativas, que tanto colaboram no desenvolvimento do pensamento na Universidade, com olhar de envolvimento com a natureza, com o mundo. Espero contribuir e continuar ajudando no crescimento da Faalc, com o voto de confiança que a comunidade me deu nesses quatro anos”, enfatizou o diretor. “Podem esperar muito empenho, a escuta atenta, as portas abertas para a conversa. A gente está sempre disponível, recebendo projetos novos, recebendo ideias também para conectar as diferentes áreas da Faalc”, complementou.

Representando a Administração Central, a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Pinheiro, destacou a trajetória do diretor. “É desafiador a gente ser professora, a gente estar numa universidade federal, tendo que equilibrar todos os pratos. Já é desafiador quando a gente se coloca para assumir um cargo. Foi uma disputa muito interessante, com várias propostas e eu me lembro que o Gustavo colocou a Faalc afetiva e inovadora, trazendo essa mensagem de uma Universidade integrada”, disse.

“[Hoje é] um momento muito significativo que demonstra esse apoio à sua gestão, ao seu caminhar daqui pra frente, um reconhecimento daquilo que você fez até aqui. Eu fico feliz de ser Faalc e de estar na Agecom, porque temos muitas coisas em comum, espero que a gente possa estar mais próximo de todos os cursos. […] A gente tem que saber trilhar e aproximar nessas sinergias que nos movem”, acrescentou.

Em seu discurso, a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Luciana Miyagusku, enfatizou a confiança da Reitoria nos gestores. “A professora Camila sempre nos presenteia com esse voto de confiança, que é, de fato, uma confiança agora da gente estar tentando representar tantos diretores que já tomaram posse e alguns que estão para tomar posse. É uma grande responsabilidade para que a gente consiga estar fazendo dessa Universidade cada vez uma Universidade mais linda, mais humana, mais participativa, mais integrada”, afirmou. “Que você tem uma brilhante gestão e conte com os outros colegas, que acredito que todo mundo está aí para ajudar e contribuir”, concluiu.

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Alíria Aristides