O Programa de Educação Tutorial abriu inscrições para estudantes de graduação atuarem como bolsistas e voluntários. As vagas são para a Cidade Universitária e para os Câmpus do Pantanal (Cpan), de Chapadão do Sul (CPCS), de Naviraí (CPNV), de Ponta Porã (CPPP) e de Três Lagoas (CPTL). As inscrições podem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos até sexta-feira, 22.
Segundo a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, a participação dos estudantes nos grupos PET tem crescido na Universidade. “Eles têm se interessado em participar cada vez mais do PET, pois veem no programa a oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica, por meio da participação em grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar”, afirma.
Ela ainda destaca a importância da participação dos bolsistas e voluntários no programa. “Proporciona ao estudante elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, estimulando seu espírito crítico, bem como a formação para atuação profissional pautada pela cidadania e pela responsabilidade social, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão de forma integrada. Proporciona aos participantes uma formação interdisciplinar, para que se tornem profissionais técnicos, criativos, críticos e como visão global”, pontua.
O professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenador do grupo PET de Engenharia Elétrica, Ruben Barros Godoy, explica que os estudantes têm a oportunidade de aprender na prática, com minicursos com foco em eletrônica e instalações elétricas, por exemplo. “Eles ainda desenvolvem a habilidade de ensino, de preparar aula […] As atividades de extensão a gente realiza para a comunidade, de um modo geral. Já as atividades de pesquisa são excelentes, é uma linha que eu trabalho muito, em que eles têm contato com o laboratório, acabam assim tendo uma iniciação científica. Até mesmo para poder despertar esse lado, quem sabe, de fazer uma pós-graduação, um mestrado, doutorado. Em boa parte das nossas atividades conseguimos incluir tanto o ensino, a extensão e a pesquisa juntos”, complementa.
A estudante Witória Silva de Souza entrou em um grupo PET em setembro de 2023 e conta que antes mesmo de ingressar na Universidade já acompanhava e se interessava pelo programa por meio das redes sociais. Hoje ela atua tanto no ensino, como na pesquisa e extensão. “Explorei todo material disponível do PET Elétrica na internet, desde o site institucional, até o canal do Youtube”, relembra.
Na Cidade Universitária, há vagas para os grupos PET Farmácia, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Elétrica, Zootecnia, Física e Química. No CPan, há vagas para os grupos PET Pedagogia e Psicologia Conexões de Saberes, no CPCS para o PET Agronomia e Engenharia Florestal, no CPNV para o PET Pedagogia e Ciências Sociais e no CPPP para o PET Fronteira. No CPTL, há vagas para os grupos PET Conexões de Saberes Matemática, Enfermagem, Matemática e Geografia.
Mais informações, podem ser conferidas no edital:
EDITAL PET UFMSTexto: Lúcia Santos
