Grupo Gym UFMS se apresenta em evento nacional para credenciamento a mundial

Em novembro, o grupo de Ginástica Para Todos da Universidade, o Gym UFMS, participou do Gym Brasil 2025, evento nacional de qualificação para o Gymnaestrada Mundial, que será realizado em 2027 em Lisboa, Portugal. A participação foi com a coreografia Sinergia: dois mundos, um movimento, que celebra a fusão entre a cultura urbana e a dança contemporânea, em uma sintonia que pulsa liberdade, ousadia e expressão.

A Ginástica Para Todos é uma modalidade não competitiva e inclusiva que utiliza fundamentos de outras ginásticas como a artística, acrobática, aeróbica, rítmica e de trampolim, combinadas com diversas manifestações artísticas. Permite a participação de pessoas de diversas culturas, faixas etárias e condições físicas, podendo incluir ou não o uso de materiais. 

“Esta foi a primeira vez que uma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul participou de um evento de Ginástica Para Todos a nível nacional. A ação contribuiu para o crescimento dos estudantes e profissionais do grupo Gym UFMS em diferentes aspectos, agregando tanto em suas formações, quanto em sua atuação profissional”, destaca a professora da Faculdade de Educação (Faed) Sarita Bacciotti, que coordena o grupo e o projeto de extensão ao qual ele está vinculado, o Ginástica na UFMS.

O grupo Gym UFMS é composto por seis integrantes que participaram da apresentação no Gym Brasil 2025, em Cuiabá. Os ginastas são os estudantes Alessandro Francisco Menezes da Silva, Arthur Guilherme Justen de Almeida Fernandes, Gustavo Furlan Araújo, Josué Cristiano Cuellar da Silva, Layza Gonçalves dos Reis e Letícia Ribeiro Libório; além do treinador e professor de ginástica artística do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pelas secretarias de estado de Turismo, Esporte e Cultura e de Educação, Rafael Henrique dos Santos Silva. 

O professor, que ministra ginástica artística tanto em iniciação esportiva, quanto em treinamento esportivo desde 2013, atua voluntariamente no grupo Gym UFMS, auxiliando no aprendizado dos elementos técnicos e na composição das coreografias, além de orientar nos estudos sobre os aspectos que envolvem a prática das ginásticas. No projeto de extensão Ginástica na UFMS, começou em 2024, por meio da parceria entre a Universidade e as secretarias. “Estar presente em um ambiente acadêmico contribui para o crescimento dos aspectos profissionais, técnicos, científico, esportivos e pessoais. E participar da formação esportiva, pessoal e profissional dos alunos e monitores é gratificante, porque serão eles que irão dar continuidade futuramente a prática das modalidades gímnicas”, anuncia.

Para o treinador, a apresentação no Gym Brasil 2025 foi um feito notável, pois foi o primeiro evento de relevância nacional com a presença do grupo. “Essa participação, em conjunto com outras ações, consolida a importância do projeto dentro do ambiente acadêmico de formação”, comenta.

Para a estudante de Educação Física Layza Gonçalves dos Reis, que praticou a modalidade dos sete aos treze anos de idade e voltou a treinar em agosto de 2025, a viagem para apresentar-se suscitou lembranças. “Era uma das coisas mais legais que esse esporte me proporcionou. Sobre os conhecimentos adquiridos no grupo, os benefícios para mim vão além do físico, é um lugar onde esqueço dos problemas e busco dar o meu melhor para atingir os meus objetivos dentro da modalidade”, finaliza.  

A participação do grupo no Gym Brasil 2025 teve o apoio da Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), da Fundação de Desporto e Lazer de MS e da Federação de Ginástica de MS. 

Credenciamento

Segundo a professora Sarita, o Gym Brasil é o maior evento de Ginástica Para Todos do país, o único oficial da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) dedicado a esta modalidade e o principal qualificador para o Gymnaestrada Mundial. Organizado pela Federação Internacional de Ginástica, o Gymnaestrada é realizado a cada quatro anos. Na última edição em Amsterdã, em 2023, participaram cerca de 19 mil ginastas de 56 países diferentes.

Para credenciamento ao evento internacional, a CBG definiu que é preciso ter participação em pelo menos dois eventos de Ginástica Para Todos nacionais ou regionais por ela autorizados, entre outros requisitos. “No momento, o grupo está aguardando o comunicado de qualificação ao Gymnaestrada, em conjunto com outros grupos do estado. A nossa presença no Gym Brasil foi por meio de grande esforço dos integrantes e responsáveis pelo grupo, principalmente na arrecadação de recursos financeiros para custear a viagem. Com o credenciamento para o evento mundial vem novamente o desafio”, aponta a professora Sarita. 

A coordenadora revela que para os próximos anos o grupo pretende ampliar o número de participantes e a presença em eventos esportivos, educativos e científicos aumentando a sua relevância no âmbito da prática das modalidades gímnicas no cenário acadêmico e esportivo.

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Confederação Brasileira de Ginástica – MeloGym, e arquivo da equipe Gym UFMS – Rafael Henrique