Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Clínica inicia atividades

No dia 24 de agosto, às 14h, na sala um da unidade 12, será apresentado à comunidade o Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (Gepec). O evento será aberto e contará com apresentação dos líderes e membros do grupo; apresentação do regulamento, objetivos, composição e agenda de trabalho; e, ainda, com o lançamento de uma obra literária.

O Gepec faz parte do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) da UFMS, está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e foi criado com o intuito de formar recursos humanos especializados para execução de pesquisas e divulgação do conhecimento na área da Enfermagem Clínica. As atividades serão realizadas em três linhas de pesquisa: Biossegurança e Controle de Infecção relacionada à assistência a saúde; Estudos Epidemiológicos em Saúde e Enfermagem Clínica; e Extração, análise e transferência de dados na produção de evidências clínicas em Saúde e Enfermagem.

Participam do Grupo três docentes da Universidade: Marcos Antonio Ferreira Júnior, Oleci Pereira Frota e Maria Lucia Ivo; 11 estudantes, sendo nove da graduação em Enfermagem: Adamerflan Gouveia de Sene, Anderson de Araujo Martins, Jackelina de Lima Rodrigues, Joyce Borges Ceballos, Layala de Souza Goulart, Leticia Pinto Manvailer, Luana Cristina Roberto Borges, Pâmela Ribeiro Ramos e Vanessa Karen Rodrigues de Carvalho, e dois do Mestrado em Enfermagem: Joice Élica Espindola Paes Ozelame e Mayk Penze Cardoso; e duas técnicas com especialização: Elenilda de Andrade Pereira Gonçalves e Vanessa Giavarotti Taboza Flores.

No dia 24 haverá o lançamento do livro “50 casos clínico-cirúrgicos de Enfermagem”, organizado pelo professor Marcos Antônio Ferreira Júnior. A obra tem como objetivo promover e desenvolver entre os leitores o raciocínio clínico como ferramenta essencial de trabalho do enfermeiro, articulando teoria e prática.  Contempla casos clínicos embasados em situações reais dos serviços de saúde. Os casos são distribuídos entre os sistemas neurológico, cardiovascular, respiratório, gastrintestinal, endócrino, renal, dermatológico, hematológico e musculoesquelético, com abordagem também de condições oncológicas.

Texto: Ariane Comineti com informações do Gepec