O Grupo Chalana de Prata será a atração do Festival Mais Cultura nos Câmpus de Ponta Porã (CPPP), Paranaíba (CPAR) e Três Lagoas (CPTL). Com um repertório variado, que mistura músicas autorais, sucessos regionais e ritmos fronteiriços, o grupo deve animar o público das comunidades interna e externa.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, destaca a importância do grupo para a cultura popular sul-mato-grossense. “É um grupo que encanta o público há três décadas. É muito importante para a Universidade ter o Chalana de Prata tocando para os nossos jovens, é uma prova do nosso carinho com os estudantes e servidores e do cuidado com a cultura. É uma honra para nós receber esse presente”, celebra.
Para o músico Celito Espíndola, a expectativa para o show nos Câmpus é a melhor possível. Ele ressalta que está empolgado para tocar em um ambiente tão estimulante, como a Universidade. “Será uma experiência muito gratificante! O Chalana é um grupo que toca com uma energia absurda e essa interação com os estudantes, professores e o público geral vai fazer muito bem”, diz.
Celito Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon prepararam shows que prometem agradar diferentes públicos. As apresentações serão marcadas por um mix de ritmos, que incluem a música regional, de fronteira, e também sucessos de diversos cantos do país. Porém, o vocalista destaca que o principal objetivo é valorizar as raízes sul-mato-grossenses, além de contar histórias.
“O público pode esperar muitas surpresas no sentido do que a gente tem a dizer sobre esses processos identitários, que compõem a múltipla identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Temos muito a oferecer nesse sentido”, garante Celito Espíndola.
O show será realizado nesta sexta-feira, 30, às 19h30 no Auditório do bloco novo do CPPP. No Cpar, a apresentação está prevista para o dia 4 de outubro, às 20h, no pátio do Bloco H. Por fim, o Chalana de Prata encerra com show no CPTL no dia 5 de outubro, às 19h30, no Saguão do Bloco H.
A entrada é gratuita, tanto para os estudantes, como para a comunidade em geral. As apresentações ocorrem por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Mais Cultura
Nesta semana, o Festival Mais Cultura leva apresentações artísticas e culturais, oficinas e palestras à comunidade universitária, gratuitamente. O Festival é realizado no formato híbrido, ou seja, com atividades on-line e presenciais. Confira a programação completa no portal.
Texto: Mylena Rocha