O Grupo Arandú e o Instituto de Química da UFMS realizarão, de 24 a 28 de janeiro, a 1ª Expedição Científica ao Pantanal. O objetivo principal é mobilizar a comunidade escolar sobre temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando a criatividade e a atitude científica dos jovens e os aspectos culturais e regionais de Mato Grosso do Sul.
A delegação será formada por 44 pessoas, entre alunos e professores da educação básica e ensino superior, além de oito membros do Grupo Arandú, como organizadores. Os alunos do ensino básico, contemplados com a expedição, são autores de 23 projetos finalistas da FETECMS 2016, selecionados entre as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências da Computação, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias.
Na programação estão previstas: visitas ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena – Instituto Chico Mendes; ao Porto de Corumbá e Forte Coimbra; à Base de Estudos do Pantanal da UFMS; ao Instituto do Homem Pantaneiro; à Fundação Boticário; e ao Museu de História do Pantanal (Muhpan), estes três últimos, todos em Corumbá (MS). Está programada ainda uma apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do polo de Corumbá.
A ação recebe o apoio da Fundect, Governo do Estado, CNPq, Capes, Sebrae, IFMS, UCDB, UEMS, Sectei, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Comando Militar do Oeste, Exército Brasileiro e Ministério da Educação(MEC).
Fonte: Arandú
