Na noite desta quarta-feira, 13, o Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) realizou a cerimônia de colação de grau de 53 formandos dos cursos da Agência de Educação Digital e à Distância (Agead), Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, além de concluintes do Mestrado em Geografia. A solenidade teve a presença de amigos, familiares, servidores e egressos titulados durante a pandemia de Covid-19. O evento foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
Presidindo a cerimônia, o vice-reitor Albert Schiaveto destacou o poder transformador do conhecimento. “Esta é a festa da educação da nossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Vocês estão se formando e tenho certeza absoluta de que essa aldeia, composta por familiares, amigos, professores, servidores, fez parte da formação de cada um de vocês. A presença de todos vocês aqui hoje mostra exatamente isso”, ressaltou.
Em seu discurso, enfatizou que a alegria de cada formando é também uma conquista de todos os pais, amigos e familiares. “O sucesso profissional deles é o sucesso de vocês também. […] Mesmo que muitos pais aqui não tenham tido a oportunidade de cursar o ensino superior, o filho de vocês conseguiu e isso é uma grande vitória. À toda a gestão do CPaq, vocês são os nossos líderes, participam ativamente da formação dos nossos jovens e os inspiram a aprender mais, a ir além. Agradeço, de coração, a todos os servidores”, celebrou.
O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim, reforçou o compromisso da Universidade com a formação ética dos novos profissionais. “Sabemos que essa jornada não foi fácil, mas cada um de vocês demonstrou perseverança, disciplina e coragem para chegar até aqui. Agradecemos também aos familiares, que confiaram em nosso trabalho e estiveram ao lado de vocês durante cada passo dessa caminhada. A jornada de vocês está apenas começando. Tenho certeza de que um futuro brilhante os espera. Os diplomas que vocês recebem hoje abrem portas, mas é a atitude de cada um que manterá essas portas abertas”, pontuou.
A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo, expressou o orgulho da Instituição por cada formando. “O amor faz as coisas acontecerem, […] mas não é só de amor que vive a profissão, é também de comprometimento. Vocês podem ter certeza de que estamos aqui muito felizes. Quero agradecer a cada um de vocês por acreditarem na formação desses estudantes aqui do CPaq, fizemos de tudo para que eles saíssem com o melhor de nós. Desejo que vocês sejam muito felizes. O amor é aquilo que eleva a nossa alma, que faz a gente se sentir melhor a cada dia e faz as pessoas se sentirem melhor também. Que vocês façam aquilo que a gente pede todos os dias: sejam as luzes deste mundo. Façam com que este mundo seja cada vez melhor e mais justo para todos”, orientou.
Paraninfa da turma de Matemática, a professora Juliana de Souza discursou em nome de todos os homenageados da noite. “Celebramos aquilo que, muitas vezes, não cabe em palavras: a superação das dificuldades, a resiliência e a persistência. Sei que esta noite é única na vida de vocês. É o reconhecimento de todo um esforço. Não se trata apenas de um diploma, mas de celebrar quem esteve ao lado de vocês durante a caminhada. Cada área carrega sua missão, e todas se unem em um só propósito: transformar vidas por meio do conhecimento. O diploma que vocês recebem hoje não encerra a jornada. Pelo contrário, é o primeiro degrau. Lembrem-se: vocês podem ir muito além”, aconselhou.
Representando seus colegas, a licenciada em História Mirela Aparecida de Souza emocionou os presentes com um discurso marcado por gratidão, fé e superação. “Eles [os profissionais da UFMS] nos ajudaram, alunos, a chegar até a graduação, oferecendo uma atenção especial, dando e recebendo cuidado, e nos ajudaram a chegar a esse momento vitorioso. Somos muito gratos pelo carinho e pela atenção com que fomos tratados. Dedico essa conquista ao meu esposo, aos meus filhos e também a um filho que já se foi. Ele foi um grande guerreiro e viveu até os 23 anos. Nossa caminhada foi incrível. Cada um de nós passou por momentos difíceis, mas também por risadas, rituais, dor, medo, rejeição, ansiedade e coragem. Mas, no fim, valeu a pena”, assegurou.
Durante a cerimônia, o Conselho Universitário concedeu uma menção honrosa a estudantes com os melhores Coeficientes de Rendimento Acadêmico.
As cerimônias de colação de grau continuam nesta quinta-feira, 14, no Câmpus da UFMS do Pantanal. Em seguida, será a vez do Câmpus da UFMS de Paranaíba, no dia 18, e do Câmpus da UFMS de Três Lagoas, no dia 19. Encerrando o calendário, os formandos do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul concluem a graduação no dia 25 e, os do Câmpus da UFMS de Coxim, no dia 26.
Texto: Lúcia Santos
Fotos: Thais Lacerda e reprodução TV/UFMS






























