Graduandos e pós-graduandos apresentam trabalhos em evento conjunto da Famez

Foi realizada hoje, 12, a mesa de abertura e a apresentação dos trabalhos inscritos na 13ª Mostra Famez e na 2ª Mostra Regional de Ciências Agrárias, evento conjunto organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Zootecnia da UFMS.

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente na abertura e relembrou de todas as edições da Mostra Famez que participou, desde a primeira, há 13 anos. “A cada ano ela tem se aprimorado, hoje, além dos trabalhos desenvolvidos na própria Universidade, a gente tem abertura para outros estudantes e eu quero dar as boas-vindas aos inscritos de fora à nossa UFMS”, disse. A vice-reitora também elogiou a dedicação e trabalho árduo realizado pelos professores, estudantes e técnicos da Famez.

O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), Fabrício Frazílio, agradeceu os membros do PET Zootecnia e elogiou a organização do evento. Os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação falaram sobre o orgulho que é a realização dessa atividade, ainda que a distância, por conta da pandemia.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Luís Ítavo, falou da importância de eventos do tipo para o estímulo da produção científica. “É muito legal a gente poder participar e estimular realmente os nossos alunos a conviverem um pouquinho com esse ambiente de pesquisa. a pesquisa é um negócio muito interessante, porque uma coisa é a gente aprender a teoria na sala de aula, outra coisa é já ver o resultado disso direto na pesquisa, e esse resultado da pesquisa volta para a sala de aula para construir mais teorias. É muito legal isso, espero que os nossos alunos, participando dessa mostra científica maravilhosa, possam se identificar com algumas áreas das pesquisas e venham procurar nossos programas de pós-graduação”, declarou.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Carlos Ramos, também ressaltou a aproximação das produções científicas da Universidade com a sociedade. “Muitas vezes, para a sociedade a ciência é algo muito distante da realidade dela, mas na verdade a ciência – ou graças à ciência – a gente existe como a sociedade que temos hoje, então a ciência, ao longo de toda a sua história, é responsável por nada mais, nada menos, do que a vida da grande maioria dos que estão aqui hoje”.

A transmissão da mesa de abertura e das apresentações dos trabalhos pode ser assistida neste link.

Texto: Leticia Bueno