Foto: Leticia Bueno

Gestão inaugura três espaços focados no bem-estar dos servidores

Pensando em como melhor atender os servidores que contribuem ou já contribuíram com a Universidade, a atual gestão inaugurou três espaços que atendem suas necessidades.

“A gente pensa que o nosso maior tesouro é a nossa equipe. A gente tem muita satisfação dos indicadores, dos conceitos, mas a gente precisa reconhecer os servidores e essa é uma forma de reconhecer e agradecer a comunidade”, declara a vice-reitora Camila Ítavo.

Revitalização

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) ganhou um prédio revitalizado. Agora, os servidores ativos e inativos têm mais conforto nos atendimentos, com salas de espera climatizadas, com sofás, água gelada e café, e novas clínicas para os atendimentos médicos.

Conforme o pró-reitor José Carlos Ribeiro ressaltou em seu discurso de inauguração, muitas das pessoas atendidas ali já estão passando por problemas, logo, é importante que elas tenham um espaço em que se sintam bem.

“Um sonho dos nossos servidores era ter um espaço de acolhimento dos nossos professores na ativa e dos aposentados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, então foi feita toda uma revitalização do prédio e a gente está iniciando esse ano com as atividades de acolhimento e respeito na nova estrutura, tanto as ações do Programa de Assistência à Saúde quanto as ações da Progep”, afirma o reitor Marcelo Turine.

Espaço Conviva

Em alguns setores da Cidade Universitária não há copas equipadas ou espaços de descanso para os servidores. O Espaço Conviva foi criado para atender esta demanda com cozinha, área de lazer, sala de estudos, áreas de descanso e vestiários.

“É uma tendência em todas as instituições, esses ‘espaços de descompressão’, um local de apoio para a esquipe de trabalho, principalmente entre a pausa para a alimentação, no início da jornada e ao final”, conta a vice-reitora. “Essa iniciativa é um projeto piloto e o plano é que a gente replique ela em vários setores, em vários câmpus, cuidando da joia rara que é o nosso time da UFMS”.

Segundo Turine, a ideia é que o Espaço Conviva seja utilizado por quem sentir necessidade, principalmente os que ficam o dia inteiro na instituição e muitas vezes não saem nem no horário de almoço. “Tem muitos servidores que ficam na Universidade o dia inteiro e não têm onde se alimentar, fazer uma leitura, tirar uma soneca… Então aqui tem um espaço de recreação, de conexão, de leitura, tem uma cozinha para fazer algum alimento e é muito gostoso a gente disponibilizar esse acolhimento e poder respeitar a saúde do nosso servidor público federal”.

A vice Camila reforçou que o local possui também uma área de descanso e um vestiário exclusivo para mulheres. “Uma preocupação que a gente tem muito clara é a questão de respeito e de cuidado com a nossa equipe, então nós destinamos um vestiário e um espaço para descanso exclusivos para mulheres. Há a tendência de respeito e entendimento do feminino dentro de todas as instituições, então é um orgulho!”.

O Espaço Conviva está localizado no setor 1, entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead).

Espaço de Apoio a Professores

A terceira inauguração foi o Espaço de Apoio a Professores, um local onde os educadores possam relaxar e conversar com os colegas.

Para a diretora da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), Vivina Queiroz, agora é necessário que se crie o hábito de utilização do espaço. “Esse espaço é lindo, maravilhoso e necessário, porque nossos professores trabalham quatro horas seguidas dando aula e se precisam de um espaço para descanso, não tem, ficam nos corredores ou na sala. Então, esse é um espaço de valorização do professor, ele tem um local para vir tomar água, tomar café, descansar um pouco, encontrar com outros colegas, porque a gente não se encontra! Agora vamos criar a cultura de frequentar o espaço”.

No discurso de abertura, o reitor ressaltou que os professores passam o dia inteiro na Universidade, preparando as aulas, orientando trabalhos, pesquisas e projetos, corrigindo atividades avaliativas, além de ministrarem as aulas em si. Portanto, necessitavam de uma área de descanso.

O Espaço de Apoio a Professores está localizado no bloco 6 do setor 2.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites